Presidente da Seccional participou da solenidade de lançamento do Corredor Cultural

Entidades públicas e privadas lançaram, na noite de segunda-feira (30), o projeto Corredor Cultural, que tem por objetivo promover e apoiar ações culturais na região central de Curitiba para fortalecer a diversidade cultural, a cidadania e a economia local. A assinatura do protocolo de intenções ocorreu durante cerimônia realizada no Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB), órgão cultural agregado à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, participou da cerimônia de assinatura do protocolo de intenções para criação do Corredor Cultural.
O projeto surgiu por iniciativa da Universidade Federal do Paraná ainda em 2010 e aos poucos foi ganhando novos parceiros. Além da PUCPR, apóiam o corredor Cultural o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, a Associação Comercial do Paraná (ACP), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB Paraná), a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o Centro Cultural Teatro Guaíra e a Caixa Cultural Curitiba.

A integração da OAB ao programa se deu por meio da Comissão de Assuntos Culturais da Seccional, presidida pelo advogado Luiz Gustavo Vardânega Vidal, que também acompanhou a cerimônia de implantação do programa. O ato oficializou o envolvimento de instituições públicas e privadas no fortalecimento da diversidade cultural, da cidadania e da economia na cidade.

Exposição
A cerimônia de lançamento foi marcada pela homenagem ao engenheiro Rubens Meister (1922-2009) e pela abertura da exposição Rubens Meister: Ícone da Modernidade no Paraná, que segue até 22 de maio na sede do Círculo de Estudos Bandeirantes. Importantes edifícios de Curitiba levam a assinatura do engenheiro, conhecido por introduzir a arquitetura modernista à cultura paranaense. Entre suas importantes obras estão o Teatro Guaíra, a Rodoferroviária, o Centro Politécnico, o Palácio 29 de Março e o Sesc da Esquina. Familiares do homenageado acompanharam a solenidade.

Foto: Da esquerda para a direita: o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari; o presidente da ACP, Antonio Miguel Espolador Neto; o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; a esposa de Rubens Meister, Heliante Pettersen Meister; o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o presidente da OAB Paraná, Juliano José Breda, e o presidente da FCC, Marcos Cordiolli.

Bruno Tadashi– Sistema Fecomércio Sesc Senac