Presidente do TRF4 visita OAB e propõe portal para integrar processo eletrônico

O presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, e o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Tadaaqui Hirose, estiveram reunidos nesta sexta-feira (8), na sede da Seccional, para tratar da formalização de convênio e criação de um grupo de trabalho visando o desenvolvimento de um portal que integrará todos os sistemas de processo eletrônico utilizados pelos advogados paranaenses. O desembargador esteve acompanhado do diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, Nivaldo Brunoni, de juízes auxiliares e técnicos do Departamento de Informática do TRF4.

Hirose apresentou uma proposta que vem sendo desenvolvida pelo Tribunal há aproximadamente um ano, e que permite o acesso único ao e-Proc, PJe, Projudi e aos sistemas dos tribunais superiores. O juiz federal Eduardo Picarelli, que participou da reunião, esclareceu que o portal facilitará enormemente o trabalho do advogado. “Ele passará a ter apenas um login, uma senha e uma assinatura eletrônica para, num primeiro momento, consultar todos os seus processos, independentemente se está na Justiça Federal, Estadual ou do Trabalho; num segundo momento poderá receber intimações e, depois, fazer os peticionamentos, tudo pelo mesmo portal”, explicou.

Após a reunião, Tadaaqui Hirose  participou da abertura da sessão do Conselho Pleno. “Nossa Comissão de Tecnologia da Informação já estava em conversa com algumas empresas para o desenvolvimento interno de um portal que fizesse o que se chama de interoperabilidade dos sistemas de processos eletrônicos existentes, e agora tivemos essa grata notícia de constituir um grupo para construir esse projeto em conjunto com a Justiça Federal”, contou Breda aos conselheiros seccionais.

O presidente da OAB  aproveitou a oportunidade para agradecer o tratamento que o Tribunal Regional vem dando aos advogados, de cordialidade e respeito às prerrogativas, bem como elogiou a atuação da Justiça Federal, que “funciona de acordo com as expectativas da sociedade e dos jurisdicionados”.  O presidente do TRF disse que foi uma grande honra comparecer ao Pleno da OAB e destacou que o Tribunal está de portas abertas para receber todos os advogados do Paraná.