Presidente Noronha profere conferência de abertura em evento da PUC-PR

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, proferiu nesta segunda-feira (5/6) a conferência de abertura do 6º Universitas e Direito, evento promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Em sua fala, Noronha lembrou do papel da OAB como instituição em permanente defesa da democracia e das garantias constitucionais, mas não escondeu a tristeza pelo fato de a instituição ter pedido, pela terceira vez em menos de 30 anos, o impeachment de um Presidente da República. Ele também destacou a importância da boa formação acadêmica para os futuros advogados. “A qualificação é fundamental e por isso faz toda a diferença passar por uma boa universidade. Hoje, infelizmente, há uma proliferação de cursos e muitas instituições que não prezam pela excelência no ensino. Para garantir a qualificação dos profissionais é que o Exame de Ordem precisa ser bastante rigoroso”, pontuou Noronha, formado em Direito pela PUC-PR.

O Universitas e Direito contará com palestras, workshops, painéis, bancas e apresentação de projetos. O objetivo é proporcionar à comunidade acadêmica uma imersão no debate e na reflexão de temas do Direito.

A mesa cerimônia de abertura contou, além de Noronha, com as presenças do reitor Waldemiro Gremski; do vice-reitor Vidal Martins; da pró-reitora de graduação, professora Maria Beatriz Balena Duarte; do decano da Escola de Direito, professor Eduardo de Oliveira Agustinho; do presidente do Centro Acadêmico Sobral Pinto, Pablo Figueiredo. Também estiveram presentes no evento a professora da PUC e secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter; o conselheiro federal da OAB Paraná, Flávio Pansieri; e os professores e advogados Rodrigo Sánchez Rios, Vilma Lima Lopes e Antônio Kozikoski.