Prevenção do câncer é palavra de ordem da Comissão da Mulher Advogada no Dia da Cidadania

A prevenção do câncer de mama é a palavra de ordem da Comissão da Mulher Advogada neste sábado (30) durante o Dia da Cidadania da OAB Paraná. A comissão está orientando homens e mulheres sobre o tema, com a distribuição de uma cartilha proposta pela conselheira estadual Edni Arruda, que traz um enfoque da prevenção, dos direitos da mulher com câncer e dos locais onde pode buscar orientações sobre a doença e o seu tratamento.

A cartilha foi elaborada pela secretária adjunta da OAB Guarapuava, Kellen Vanessa de França, que venceu a doença. Por sugestão da conselheira Edni, a Comissão da Mulher Advogada institucionalizou o material com o objetivo de encaminhar para todo o estado. A advogada Ana Luiza Manzochi,membro da comissão da Seccional responsável pela atualização da cartilha, destaca que o material traz também a questão previdenciária da pessoa que tem câncer.

“Temos em detalhes informações sobre a prevenção, se constatada a doença como buscar ajuda, os direitos do paciente desde a mamografia, os benefícios assistenciais, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, entre outros direitos”, explicou Ana Luiza.

O Dia da Cidadania envolve advogados voluntários de Curitiba e mais 36 cidades, que estarão esclarecendo direitos e prestando orientações à população em geral ao longo de todo este sábado. Além de orientar a população, os advogados irão distribuir materiais sobre questões relacionadas à defesa dos direitos humanos e sociais, igualdade de gênero, igualdade racial, criança e adolescente, idoso, refugiados e migrantes, acessibilidade, direito previdenciário, do trabalho, entre outros.