Procurador-Geral de Justiça do Paraná assume presidência do CNPG

O Procurador-Geral de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, foi empossado na presidência do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), na noite de quinta-feira  (15). A cerimônia aconteceu no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba e contou com a participação do presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado.

Olympio foi eleito presidente do CNPG em 25 de agosto deste ano, em reunião realizada no Rio de Janeiro. Ele comandará a primeira reunião do Conselho, sob sua gestão, nesta sexta-feira (16), no Cietep. O CNPG é uma associação nacional, sem fins lucrativos, que reúne os chefes dos Ministérios Públicos de todo país, incluindo MPs estaduais, federal, do trabalho e militar, para discutir e deliberar sobre temas de interesse institucional e social. Os rumos da atuação do Ministério Público brasileiro podem ser definidos a partir das decisões desse órgão.

A direção do CNPG é formada pelo presidente e por vice-presidentes regionais e da União. Além da diretoria, integram o Conselho grupos de trabalho temáticos, nas duas principais linhas de atuação do Ministério Público: O GNPDh – Grupo Nacional de Direitos Humanos, que trata de questões relacionadas aos direitos humanos, saúde, infância, educação e patrimônio público; e o GNCOC – Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas, que atua no aperfeiçoamento das práticas de investigação e combate ao narcotráfico, ao contrabando, ao tráfico de pessoas, dentre outros temas.

Fonte: Assessoria de Imprensa do MP-PR