Projeto da CMA promove visita de crianças na Justiça do Trabalho

A Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB Paraná, presidida pela advogada Daniela Ballão Ernlund, programou uma atividade diferenciada neste mês de outubro para as crianças. Por meio do projeto “Criança na Justiça”, os advogados com audiência marcada para o próximo dia 13 de outubro, na Justiça do Trabalho de Curitiba, poderão levar seus filhos, netos ou afilhados para acompanhar a rotina de trabalho dos advogados.  

“É fácil para os filhos saberem o que um médico faz, um professor, mas quando fala que é advogado, muitos não conseguem imaginar como é a atividade. Por isso esta ideia do projeto, para aproximar a família da nossa realidade. Para as crianças verem como é nosso dia a dia”, explicou a advogada Christhyanne Regina Bortolotto, membro da CMA e coordenadora do projeto. 

A data 13 de outubro foi escolhida por ser feriado escolar antecipado em decorrência do Dia do Professor.  O “Criança na Justiça”, será realizado em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, e tem apoio da Amatra IX e da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR).

A ação de iniciativa da Seccional consiste na possibilidade de advogados, magistrados e servidores levarem seus filhos, netos e afilhados para acompanhar uma ou duas audiências, assim como a rotina das secretarias de Varas do Trabalho. A visita das crianças ocorrerá no horário de funcionamento das unidades judiciárias, sem prejuízo à pauta de julgamento. Após a visita, as crianças farão um passeio pelas dependências do TRT9 e serão recepcionadas com lanche na Sala dos Advogados, onde poderão fazer textos e desenhos para expressar a experiência de acompanhar o dia a dia do Judiciário. As experiências selecionadas serão publicadas na Revista da Ordem e mídias sociais da Seccional.

“Fizemos uma trabalho de sensibilização no tribunal e nossa ideia foi muito bem recebida. Conseguimos apoio de todo o 2º grau e estamos trabalhando também com o 1º grau. Nossa ideia é que a criança entre na sala de audiência para acompanhar sem constrangimentos. Esperamos que esta edição seja um projeto piloto que se repita no próximo ano”, comentou Christhyanne Botolotto. As advogadas Márcia Malluf e Mirian Klahold, também estão trabalhando na sensibilização dentro do TRT9.

Os advogados com audiências marcadas para o dia 13 de outubro na Justiça do Trabalho em Curitiba que desejarem podem levar seus filhos, netos ou afilhados para acompanhar a rotina no tribunal. Interessados em participar do projeto devem se cadastrar no dia do evento, na Sala do Advogado da Justiça Trabalhista – Av. Vicente Machado, 400.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *