Promoção de direitos e acolhimento de centenas de refugiados e migrantes marca programação do projeto MigrAção

A promoção de direitos marcou o projeto MigrAção, realizado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná no último sábado (22), na Praça Santos Andrade. A seccional paranaense contabilizou 380 atendimentos a migrantes e refugiados ao longo do evento.

A iniciativa foi realizada em parceria com diversas instituições e órgãos públicos, entre eles a ONU Migração, a Polícia Federal, a Polícia Civil e o Instituto de Identificação,  a Secretaria de Estado da Justiça (Seju), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), a Secretaria de Saúde do Município de Curitiba e entidades de apoio a migrantes e refugiados do Paraná.

“O grande êxito do evento, além do número expressivo de pessoas acolhidas, foi a participação ativa e conjunta de todos os atores envolvidos nesse projeto. Era isso que buscávamos e foi isso que atingimos”, avaliou o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Anderson Rodrigues Ferreira.

O projeto MigrAção permitiu que o público esclarecesse dúvidas sobre diversos assuntos, como por exemplo benefícios assistenciais, direitos e deveres, proteção à mulher, ao idoso e às crianças, e orientação acerca da regularização de documentos. O evento contou ainda com apresentação cultural e a participação dos migrantes em uma feira de empreendedorismo. “O atendimento público, coletivo e gratuito permitiu, por exemplo, que muitos migrantes obtivessem seu primeiro documento oficial no Brasil”, pontuou Ferreira.

Confira mais registros do evento no Flickr da OAB Paraná.