Sede da OAB Paraná recebe iluminação especial na cor da campanha “Outubro Rosa”

A sede da OAB Paraná, em Curitiba, recebeu na noite desta quarta-feira (1º) uma iluminação especial, em referência à campanha Outubro Rosa. As luzes e o laço na cor rosa, que identificam o movimento mundial de conscientização e combate ao câncer de mama, permanecerão na fachada da OAB até o final do mês.

Membros da Comissão da Mulher Advogada, diretoras e diretores da Seccional se reuniram em frente à sede para demonstrar o engajamento dos advogados na causa. O presidente Juliano Breda disse que, mais do que uma ação de interesse social, a participação da OAB numa campanha dessa nobreza é um dever de ordem pública.

“A Ordem tem se envolvido cada vez mais em ações de conscientização e desenvolvimento da cidadania. O Outubro Rosa tem o seu caráter simbólico, mas o mais importante é o trabalho efetivo que se faz pela proteção da saúde da mulher. Temos  incentivado a participação das mulheres nos quadros da Ordem, não apenas no sentido de promover a  igualdade formal, mas com a convicção de que não podemos prescindir da sua força”, afirmou Breda.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Daniela Ballão, agradeceu ao presidente da Seccional e ao presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, José Augusto Araújo de Noronha, pelo esforço em atender as demandas das mulheres advogadas. Daniela lembrou que esse movimento internacional chegou ao Brasil em 2002 e vem se fortificando. A OAB Paraná se integrou em 2010. “É uma iniciativa louvável. A Ordem vem assumindo a liderança na proteção das mulheres e dos desfavorecidos de forma espetacular”, disse. A presidente da comissão informou que várias subseções no interior também estão engajadas na campanha.

Responsável pela concessão de benefícios aos profissionais da advocacia, a Caixa de Assistência planejou para este mês uma ação especialmente voltada às mulheres, oferecendo às advogadas que não têm plano de saúde a possibilidade fazerem consultas e exames de mamografia com valores subsidiados. O “pacote” terá o custo de apenas R$ 80,00 para as advogadas, sendo que as que tiverem mais de 60 anos terão 100% de abatimento, segundo informou a diretora da CAA-PR, Maria Regina Zarate Nissel. O presidente da CAA-PR citou dois casos recentes de concessão de benefício em razão da morte de advogadas por câncer de mama. “A situação é grave, precisamos levar essa conscientização e prolongar a qualidade de vida dos advogados”, afirmou.

Ao final da solenidade, a advogada Marinete Luiza Oro, da Comissão da Mulher Advogada, prestou  seu depoimento dando um exemplo de superação na luta contra o câncer.