Sinjutra elevará atendimento de 30 para 50% na Justiça do Trabalho

Em assembléia realizada na última sexta-feira (28), os servidores da Justiça do Trabalho do Paraná decidiram pela continuidade da greve com aumento do percentual de 50% de servidores trabalhando. Conforme notícia publicada no endereço eletrônico do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho (Sinjutra), com o aumento de 30 para 50% no percentual de servidores atendendo, a categoria entende que é possível dar fôlego para o movimento após 80 dias. (Clique aqui para ler ofício enviado pelo Sinjutra)

Desde o início do movimento de greve a OAB Paraná tem solicitado providências para garantir o atendimento das medidas urgentes em todas as unidades, bem como a expedição de alvarás e guias de retirada durante a greve da categoria, com prioridade na expedição das guias, pois isso afeta os advogados e jurisdicionados de forma dramática. No início do mês de agosto foram enviados ofícios aos coordenadores do Sindicato dos Servidores da Justiça Federal e Eleitoral do Paraná (Sinjuspar) e do Sinjutra solicitando as providências.

Ainda o mês de julho, representantes da OAB Paraná e da Associação dos Advogados Trabalhistas se reuniram com a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9) Ana Carolina Zaina e representantes do Sinjutra na sede do TRT-PR, quando foi solicitada a continuidade da emissão das guias de retirada, lembrando que as guias representam a única fonte de renda de muitos advogados paranaenses.

Em reunião com diretoria do Sinjutra, o vice-presidente da Seccional, Cássio Telles, manifestou apoio a reivindicação de reposição das perdas salariais dos servidores destacando que “nenhum trabalhador pode deixar de receber a correção da inflação, pois isto leva a uma corrosão no poder aquisitivo do salário”.

O tema também foi debatido no VI Colégio de Presidentes realizado nos dias 28 e 29 de agosto em Londrina. Um dos pontos da Carta de Londrina aponta as preocupação dos advogados com a greve: “6. Embora reconhecendo sua legitimidade e apoiando as reivindicações de reposição salarial pretendidos, manifestam preocupação com a greve dos servidores da Justiça Federal e do Trabalho, devido à ausência de prestação jurisdicional eficaz e o prejuízo dela decorrentes, cobrando urgentes providências por parte dos Tribunais para o reestabelecimento dos serviços, bem como sugerindo ao Conselho Federal da OAB que se coloque à disposição para eventual mediação.”