Solenidade formaliza a posse da nova diretoria na OAB Palmas

No sábado (11/6) a diretoria da OAB Palmas tomou posse solenemente em cerimônia conduzida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter. A seccional foi também representada pelo vice-presidente Fernando Deneka. Foram empossados Jeander Giotto, presidente da subseção, o vice-presidente Mauricio de Freitas Silveira, o secretário-geral Victor Langer, a secretária-geral adjunta Neyva Janara Rocha de Carvalho, a tesoureira Ana Carolina Bevilacqua Maito,  a diretora de prerrogativas Eluci Guerios, Luana Reis, diretora da jovem advocacia e  Ana Bauer, delegada local da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná.

Em seu discurso, Marilena Winter agradeceu a Eduardo Tobera Filho, presidente da gestão 2019-2021, e demais diretores, alguns dos quais em novos papéis na condução da OAB Palmas, pelo trabalho realizado nos dias difíceis da pandemia. Marilena fez referência a Nilton Luiz Pacheco Loures, conselheiro da subseção falecido em Clevelândia em março do ano passado, em decorrência da covid-19.

“A pandemia trouxe perdas. E novos desafios. Para enfrentá-los é vital que tenhamos presentes os aprendizados do período encerrado. Se queremos ser advogadas e advogadas deste tempo, precisamos lembrar que o contencioso já não é o centro do nosso universo, mas apenas uma das muitas maneiras que temos de ajudar nossos clientes a resolver conflitos. Criar um novo modelo mental, que abrace as soluções não contenciosas não é simples. Exige, sobretudo, que estejamos dispostos para novos aprendizados”, destacou ela, lembrando que os cursos da ESA estão hoje disponíveis para interessados de todo o Brasil e mesmo do exterior. Com a plataforma on-line consolidada no último triênio a escola alcançou 120 mil alunos e rompeu em definitivo qualquer barreira geográfica”, disse ela.

O diálogo interinstitucional que dá resultados concretos, como a contratação de 349 técnicos judiciários para o primeiro grau; o acompanhamento do trabalho da magistratura por meio do recém-criado Observatório do Judiciário; e a ampliação das comissões da seccional, que agora contam com 6.800 advogados, foram destacados pela presidente como alguns dos eixos de trabalho de sua gestão. “São diretrizes que adotamos para seguir adiante nessa jornada que em Palmas começou em 1994, quando a advocacia local teve atendido o pleito de ter uma subseção própria, tendo o pioneiro Auro Ramos de Mello como primeiro presidente. Cabe agora ao Dr. Jeander, dar sequência a essa trajetória de luta, sucesso e aprendizado por meio dos eixos de trabalho que o novo tempo impõe – inovação, práticas colaborativas, formação continuada – sem nunca perder de vista a excelência na advocacia, a defesa da democracia e das liberdades e nosso compromisso com a cidadania”, afirmou.

O novo presidente da subseção também destacou a superação dos tempos pandêmicos em seu discurso. “Temos de defender as prerrogativas, o acesso aos fóruns, pautar questões sensíveis e dar apoio aos advogados para que estes pudessem ter acesso à informações necessárias para a defesa de seus cliente na busca pela justiça”, declarou Giotto.

Confira a íntegra do discurso de posse do presidente da OAB Palmas:

Bom dia!
Inicio meu discurso fazendo uma breve, mas calorosa saudação a todos os presentes, colegas advogados, familiares, em especial às autoridades do Poder Judiciário, Executivo, Legislativo, Ministério Público, Polícia Civil e Forças Armadas.
Saúdo a Dra. Marilena Winter e em seu nome toda a mesa de honra.

Muito se ouve a expressão “são tempos difíceis”. Efetivamente, acompanhemos notícias diárias de uma guerra que não era pra acontecer e aconteceu, não era pra durar muito tempo e está se estendendo, que era pra ser local e movimentando o mundo todo, cobrando posições e causando um enorme prejuízo humano e econômico. Também vivemos à sombra de uma pandemia global, que causou uma profunda mudança em nossos hábitos, um simples aperto de mão se transformou em tabu. Até pouco tempo festejávamos de forma livre, nos aglomerávamos, mas tudo mudou e nossas atitudes passaram a ter um custo humano muito grande, todos perdemos alguém próximo.

Em meio a estas restrições a OAB teve de ser mais ativa, defender as prerrogativas, defender o acesso aos fóruns, pautar questões sensíveis e dar apoio aos advogados para que estes pudessem ter acesso à informações necessárias para a defesa de seus cliente na busca pela justiça. Foram necessárias medidas firmes em questões controversas e nossa classe é contestadora, mas tempos difíceis criam homens fortes e somos sobreviventes. Tivemos de nos adaptar, muitas vezes improvisar e ao final superar. Quando aceitei o desafio de concorrer ao cargo de Presidente da Subseção de Palmas tinha ciência de que meu sucessor, o Dr. Eduardo Tobera tinha feito duas gestões de excelência e que se fosse eleito as cobranças viriam, pois aqueles que em mim votaram, esperavam que eu mantivesse a curva ascendente e positiva de atividades e conquistas no gráfico da nossa subseção.

Nos dias anteriores ao início das minhas atividades na OAB como Presidente, tive medo e a insegurança de que eu não estivesse à altura do desafio e descobri que realmente a tarefa era muito maior que a palavra “eu”, mas menor que a palavra “nós”. Recebi apoio da seccional, de outros presidentes de subseção, muitos assumindo a presidência pela primeira vez. Recebi apoio da minha diretoria, dos meus familiares, amigos e até mesmo de clientes, pois após 15 anos de advocacia previdenciária descobri que mesmo as pessoas mais humildes podem ter a resposta para questões que aos nossos olhos são intransponíveis.

Nos seis meses que estou como presidente aprendi muito sobre esta instituição e tenho de fazer um agradecimento especial aos que me apoiaram: ao Dr. Maurício, meu vice presidente e uma pessoa fantástica e muito atuante. Vitor, meu secretário, que aprendi a chamar de irmão e quem sempre me aconselha nos momentos dificuldade e principalmente em questões interpessoais. Neyva, secretária adjunta, advogada guerreira e procuradora do município de Coronel Domingos Soares, que assumiu cargo na diretoria e está atuando também em Comissão de grande relevância
social e institucional. Ana Maito, minha tesoureira, com quem mais tenho feito reuniões para garantir a lisura das contas da OAB em nossa gestão. Dra. Eluci, das Prerrogativas, pessoa austera, excelente advogada e a quem não tive medo de delegar as tarefas mais árduas da nossa subseção, as quais ela aceitou de coração. Luana, diretora da jovem advocacia, que está fazendo um grande trabalho de inclusão dos novos advogados e dando todo suporte logístico para que estes considerem a nossa sede uma segunda casa. Ana Bauer, delegada da Caixa de Assistência dos Advogados e que faz nossa ponte com a seccional para que possamos usufruir de todos os recursos disponíveis aos advogados.

Agradeço ao ex-presidente Eduardo Tobera, que, mesmo assumindo suas tarefas como conselheiro, continua ativo em nossa subseção e nos prestigia com sua grande experiência, pessoa a quem sempre que solicitado responde prontamente A Dra. Karina que assumiu grandes compromissos no Conselho Estadual, mas ainda se mantém ativa em nossa Subseção, com destaque ao programa OAB no Ar, que conduz com maestria e desapego, mantendo esta importante ferramenta de informações para a população sem se desviar de sua finalidade institucional. Agradeço às nossas secretárias da OAB, Maria Luiza e Elizama, que mesmo no meio de toda a burocracia, sempre nos recepcionam na sede com um sorriso no rosto e um cafezinho delicioso. Presidentes e membros das comissões que estão trabalhando a todo vapor e criando vários projetos inovadores.

E por fim, mas com grande relevância, agradeço minha esposa por ter me deixado assumir esta tarefa, pois quem manda em casa é ela, sendo que não somente me apoiou, mas também está atuando juntamente comigo, assumindo comissões e agora com a tarefa mais importante de todas, a de ser mãe do nosso filho Anthony.

Encerrando meu discurso, gostaria de citar o mito grego de Sísifo, no qual o personagem é condenado pelos deuses a colocar uma pedra redonda no alto de uma montanha e toda vez que está prestes a conseguir, a pedra se desloca para o outro lado e ele tem de tentar tudo de novo. Não podemos agradar a todo mundo, tentar agir assim seria atuar como Sísifo, um exercício de loucura, mas podemos agir para influenciar positivamente o maior número de pessoas possível e esta será nossa maior conquista.

Servir é o aluguel que pagamos por ocupar um lugar nesta terra, disse Shekar Metha, Presidente do Rotary Internacional. Este é o nosso papel, influenciar positivamente as pessoas para que elas busquem o seu melhor e em suas atividades possam atingir o sucesso e influenciar outras pessoas. Esse é o critério de análise do mérito de nossa jornada nesta vida. Agradeço a todos e desejo uma ótima celebração, um bom fim de semana.

E com a graça de Deus, uma vida abençoada.
Muito obrigado!