Subseções de Toledo e Maringá passam a contar com a CEVIGE

Por meio de portaria, a presidente da OAB Toledo, Anemere Dulaba, designou os membros que compõem a Comissão sobre Estudos de Violência de Gênero (CEVIGE) da subseção. A presidência está a cargo da advogada Maria Cecília Ferreira. Em Maringá, a comissão foi instalada no dia 4 de fevereiro pela presidente Ana Cláudia Pirajá Bandeira, que confiou sua condução à advogada Beatriz Ady Fiorini Monteschio. Desse modo, passam de duas a quatro o total de subseções a contar com a comissão temática — que funciona também em Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais.

De acordo com Anemere, a comissão foi formada para fortalecer a subseção e ampliar as relações com a sociedade. “A advogada Maria Cecilia Ferreira, presidente da comissão, tem experiência no assunto, inclusive tendo atuado como Secretária de Políticas para Mulheres do nosso município. Tenho certeza que a comissão da nossa subseção, em conjunto com a comissão da seccional, realizará ótimos estudos e ações visando superar a violência de gênero no estado”, destaca.

“Nós esperamos contribuir com o extraordinário trabalho já realizado pela CEVIGE da seccional para cumprir os objetivos propostos quanto à realização de estudos e ações que tenham reflexos positivos na superação da violência de gênero, na construção de políticas públicas e na ampliação do acesso à justiça. Tenho certeza que a constituição da comissão na subseção de Toledo, com o apoio da diretoria, em especial, da presidente Anemere, vai oportunizar diálogos muito frutíferos com toda a sociedade, com representantes dos poderes públicos, de instituições e de entidades que atuam com essas temáticas, além dos órgãos que compõem o sistema de Justiça”, afirma Maria Cecília.

Maringá

“A CEVIGE foi criada na subseção de Maringá no mês de fevereiro com o intuito de trabalhar tanto academicamente promovendo debates, palestras, encontros jurídicos para discussão do tema, como também para agir de forma a orientar a comunidade sobre o enfrentamento a violência”, explica a presidente da subseção, Ana Cláudia Pirajá Bandeira. Ela conta que já estão sendo realizadas parcerias com cursos de psicologia para atender as vítimas de violência e também que haverá um plantão de atendimento  por meio de um telefone para orientação e encaminhamento das vitimas. “Com o aumento do número de feminicídios, a OAB Maringá não poderia ficar omissa! Precisamos falar e discutir o assunto e enfrentar a violência, agindo preventivamente, assim como sugerindo estratégias para diminuição da violência”, conclui.

“Uma comissão que tem por objetivo o enfrentamento à violência de gênero é de suma importância, tendo em vista a realidade social em que vivemos. A violência de gênero sempre esteve presente, entretanto, as políticas públicas permitiram uma visibilidade maior aos casos, principalmente de violência doméstica contra a mulher, de modo que a busca por proteção ficou em evidência, permitindo que outras mulheres denunciassem a situação de vulnerabilidade em que viviam e ainda vivem”, pontua a presidente da Cevige de Maringá, Beatriz Monteschio. “A comissão, visando ampliar a rede de apoio às mulheres, bem como atuar prestando auxílio àquelas em situação de violência de gênero, realizará parcerias institucionais para solidificar a atuação ao enfrentamento à violência de gênero, promovendo capacitação profissional e educacional por meio de campanhas contra violência, plantões de atendimentos e cobranças por mais políticas públicas de segurança e conscientização”, descreve.

Ramificação>/h3>

“Recebemos com imensa alegria a notícia da criação da CEVIGE em Maringá e agora em Toledo. A criação dessas comissões nas subseções é de extrema importância para que as nossas ações e nossos projetos possam reverberar resultados em todo o estado. A troca de experiências e iniciativas fortalece a nossa atuação e sinaliza áreas de preocupação para que possamos trabalhar para o efetivo enfrentamento à violência de gênero no Paraná”, declara a presidente da CEVIGE da OAB Paraná, Helena Rocha.