Turmas de educação de jovens e adultos recebem orientações da OAB

Alunos dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Irati, no bairro Cajuru, assistirão nesta quinta-feira (17/8), às 19h, a uma palestra sobre noções básicas de funcionamento da Previdência Social e os direitos constitucionais do trabalhador. A atividade faz parte do projeto OAB na Escola, desenvolvido pela Comissão de Direito Previdenciário da OAB Paraná, que está visitando a terceira de 18 unidades de ensino da Prefeitura.

A Escola Municipal David Carneiro, no bairro Xaxim, foi a segunda a receber o projeto. “É uma boa oportunidade para esses estudantes, porque muitos, mesmo sendo trabalhadores, não fazem ideia dos seus direitos e de como acessá-los”, opina a diretora da unidade, Cristiane Rocha. Lá, o evento durou mais de 2 horas e reuniu 37 estudantes de turmas do Ensino Fundamental (da Prefeitura) e de Ensino Médio (do Governo do Estado), além de três moradores da região. O tema que mais interessou os participantes foi aposentadoria.

Temas de interesse

Além do direito à aposentadoria, o projeto OAB na Escola informa sobre auxílio-doença, salário-maternidade, salário-família, auxílio-acidente, pensão por morte, auxílio-reclusão e as contribuições obrigatórias e facultativas para recebimento de cada benefício.

Até o final do ano a iniciativa passará pelas escolas municipais Olívio Soares Sabóia (CIC, 22/8), Vila Torres (Rebouças, 30/8), Vinhedos (Santa Felicidade, 14/9), Newton Borges dos Reis (Tatuquara, 19/9), Bela Vista do Paraíso (Santa Cândida, 27/9), Pedro Viriato Parigot de Souza (Sítio Cercado, 5/10), Monteiro Lobato (CIC, 10/10), Professor Guilherme Butler (Boqueirão, 18/10), Professora Joana Raksa (Caximba, 19/10), Professora Maria de Lourdes Pegoraro (Cajuru, 24/10), Professor Kó Yamawaki (Bairro Alto, 1º/11), Álvaro Borges (CIC, 8/11), Paulo Freire (Sítio Cercado, 14/11), e Cândido Portinari (CIC, 29/11).

Esse é o terceiro ano do projeto junto às turmas de Educação de Jovens e Adultos, que funcionam em 55 escolas da Prefeitura.

Fonte: SMCS/Prefeitura de Curitiba