UFPR promove curso gratuito de formação política para mulheres

Na próxima quarta-feira, 7 de março, às 19h, o Instituto Política Por.De.Para Mulheres, nascido como um grupo de pesquisa vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR) e à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) dará início ao II segundo Curso de Iniciação à Formação Política para Mulheres. A conferência inaugural, no Salão Nobre da UFPR, na Praça Santos Andrade, em Curitiba, contará com a professora Eneida Desiree Salgado, coordenadora-geral do grupo; Margarete Coelho, vice-governadora do Piauí; Luciana Panke, professora do Departamento de Comunicação e da Pós-Graduação em Comunicação da UFPR e atual Superintendente de Comunicação Social da UFPR; e Marilena Winter, secretária-geral da OAB Paraná.

O evento contará com apresentação da Roda de Samba Maria Navalha e terá exposição de arte feminista de Caroline Lemes. Além disso, será lançado o livro resultante do I Encontro de Política para Mulheres do instituto. Confira a programação completa no Facebook.

Na primeira edição do curso, em 2017, a carga horária de 60 horas foi distribuídas entre Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Direito Parlamentar e Políticas Públicas. Nesta segunda etapa, com novos conteúdos, o objetivo é fazer com que as participantes se sintam preparadas para participar da esfera política como candidatas, dirigentes partidárias ou cidadãs ativas. Além das alunas já selecionadas, as aulas dos novos módulos estão abertas ao público feminino em geral. As inscrições podem ser feitas neste link. As aulas serão ministradas às quartas-feiras, às 19h, na sala 200 do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade.

Conferência estadual

Na OAB Paraná, o principal evento deste mês da mulher será realizado a Conferência Estadual da Mulher Advogada, a ser realizada de 23 a 25 de março, em Maringá. O evento terá, entre as palestrantes, a jornalista Eliane Cantanhêde, comentarista do “GloboNews em Pauta” e colunista do jornal O Estado de S. Paulo, e a advogada Fernanda Marinela, de Alagoas, única mulher presidente de uma seccional da OAB.

Eliane Cantanhêde abordará o tema “O Brasil em pauta: Perspectivas econômicas e políticas”, enquanto Fernanda Marinela falará sobre “O protagonismo da mulher advogada no cenário nacional”. As palestras abrem a conferência, na sexta-feira.

A programação completa e o link para inscrições para o evento, que é promovido pela Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná, podem ser encontradas aqui.