União da advocacia é a vencedora do JAPs 2019; jogos de 2020 serão em Guarapuava

Maringá viveu nos últimos dias uma festa marcada pela prática esportiva e pela união da advocacia. A cidade foi sede da terceira edição dos Jogos da Advocacia do Paraná (JAPs), com disputas de quatro esportes – corrida, futebol, vôlei e xadrez – em 11 modalidades. Mais de mil advogados estiveram presentes para participar das competições e prestigiar o evento, entre eles o presidente da OAB Paraná, Cássio Lisandro Telles; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Fabiano Augusto Piazza Baracat; o presidente da Comissão de Esportes da seccional, José Eduardo Quintas de Mello; a vice-presidente da comissão, Edivana Venturin; e a presidente da OAB Maringá, Ana Cláudia Pirajá Bandeira.

“Os jogos promoveram integração entre a advocacia de todas as regiões do Paraná. Além disso, deve ser destacada a participação feminina, a maior de toda a história. Foi uma demonstração de união, confraternização e de como o esporte é um caminho para promover o relacionamento da classe em tempos nos quais o processo eletrônico nos distancia do convívio pessoal”, afirmou Telles.

“Os JAPs são um evento promovido em conjunto pela seccional, por meio da Comissão de Esportes, e pela Caixa. Eles vêm crescendo a cada ano, com novos modalidades agregadas e com a ultrapassagem da marca de mil inscritos em Maringá. Em tempos de processo eletrônico, eventos como esse e o uso dos centros e espaços de convivência representam a possibilidade de encontro da advocacia. É uma confraternização indispensável para a a boa fé processual e, muitas vezes, para a resolução de conflitos. Há também o aspecto do cuidado da saúde física e mental, um dos pilares da atuação da Caixa”, ressaltou Baracat.

Ao fim dos três dias de saudável e amistosa disputa, a OAB Paraná, por meio de sua Comissão de Esportes, e a CAA-PR anunciaram que Guarapuava será a sede dos jogos em 2020. “Quero aproveitar também para convidar os advogados e advogadas a participar dos projetos esportivos da CAA. Pode ser um treino para a edição do JAPs do ano que vem”, convidou Baracat.

“Foi sem dúvida um desafio bem cumprido termos um evento com mais de mil participantes logo neste primeiro ano da gestão 2019-2021. O número de inscritos superou as expectativas e pudemos aproveitar a boa estrutura proporcionada pela subseção de Maringá”, destacou Quintas de Mello.

“Como nas demais edições do JAPs, saio satisfeita e feliz por mais um grande evento realizado. A cada ano temos um aumento expressivo de atletas graças ao intenso trabalho das subseções e da secional para o incentivo ao esporte. Estamos no caminho certo, focados na saúde das advogadas e advogados e também no crescimento das modalidades. O esporte na superação de obstáculos do nosso dia a dia, além de proporcionar alegria, amizades e a integração da classe”, pontuou Edivana.

Confira os resultados de cada modalidade:

Corrida

Na corrida feminina de 5 quilômetros a vencedora foi a advogada Elizete Aparecida Ovath, com tempo de 22 minutos e 31 segundos. Os 5km masculinos foram vencidos por Rodrigo Alves de Oliveira com o tempo de 17 minutos e 42 segundos. Na disputa de 10 quilômetros a vitória foi de Denise Hellen Caires dos Santos Paiva no feminino, com 52 minutos e 19 segundos, e de Ricardo Faquini Ribeiro, com 44 minutos e 58 segundos, no masculino.

Futebol

Nos gramados, a vitória no feminino ficou com a equipe OAB Curitiba. No masculino, foram três modalidades: livre, master e super master. Na disputa livre venceu a equipe Cães Vadios, formada pelos donos da casa, os maringaenses. Em segundo lugar ficaram os Crocodilos Insanos de Campo Mourão.

Os curitibanos da Espadachim Café bateram a equipe SEPG na final da modalidade Master de futebol. O artilheiro da disputa foi Adriano Franco Bruni, da Espadachim Café, com 5 gols. O time Nova Paranavaí venceu a categoria Supermaster na final disputada contra os 36 ou mais – Lendas, de Curitiba. O artilheiro dessa modalidade foi Miguel Ângelo Rasbold, da equipe vice-campeã.

Vôlei

A Liga da Justiça, de Foz do Iguaçu, sagrou-se campeã do vôlei feminino, vencendo as Serpentes do Oeste, de Cascavel. No masculino, a vitória foi do time da casa, a OAB Maringá, que venceu os Foragidos do Oeste.

Xadrez

O jovem advogado Renan de Souza Santos de São Manoel do Paraná, cidade que integra a subseção de Cianorte, foi o campeão da disputa de xadrez. Em segundo lugar ficou George Gustavo Calixto, de Quatiguá, cidade que integra a subseção de Santo Antônio da Platina. A advogada Arlete dos Santos Matos, de Curitiba, ficou em terceiro lugar.