V Congresso Paranaense de Direito Empresarial tem início com debates sobre os desafios da interpretação de contratos em tempos de fake news

Teve início na manhã da terça-feira (25) o V Congresso Paranaense de Direito Empresarial.  A abertura do evento contou com as presenças do vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, do presidente da Comissão de Direito Empresarial, Giovani Alves, do Professor Edson Isfer, jurista homenageado pelo congresso, e dos advogados Alfredo de Assis Gonçalves Neto, Paula Forgioni e Márcia Carla Ribeiro.

“O V Congresso Paranaense de Direito Empresarial é um evento de sucesso da Comissão de Direito Empresarial, seja pelos relevantes temas que aborda ou pela alta qualidade dos seus palestrantes. A discussão de temas da área, após uma pandemia, em período de reconstrução econômica, se mostra necessária para toda a advocacia”, destacou Fernando Deneka.

Um dos destaques do painel de abertura foi o debate sobre o desafio de interpretar contratos em tempos de fake news e de incertezas políticas e econômicas. Edson Isfer apostou na precisão e tecnicidade do contrato para enfrentar as adversidades.  “Conceitos precisos em Direito Empresarial são rigorosamente necessários. Transportem a vontade objetiva do cliente para o contrato, de modo que possam expressar efetivamente o que seja uma verdade. É isso que devemos buscar”, defendeu.

A programação do evento prossegue ao longo da terça e quarta-feira (26), com debates sobre a reforma da lei de arbitragem e os efeitos nas relações empresariais, startups, inovação e investimento, aspectos atuais dos direitos dos minoritários na legislação e jurisprudência, a função social da empresa, mediação nos conflitos empresariais, governança corporativa, responsabilidade do administrador, novas perspectivas da recuperação judicial, novas tecnologias e o direito empresarial, e os novos desafios para a regulação econômica. Saiba mais aqui.