Vânia Regina Silveira Queiroz toma posse como presidente da OAB Londrina

A maior subseção da OAB Paraná tem à frente da nova gestão a advogada Vânia Regina Silveira Queiroz. Ela e os novos membros da diretoria da OAB Londrina tomaram posse na noite de quinta-feira (24), em cerimônia realizada no auditório da instituição.  A participação das mulheres nas estruturas da seccional paranaense, que ganhou força na nova gestão, foi um dos pontos enaltecidos na solenidade.

“Nós saímos de quatro mulheres presidentes de subseções para 14 nesta gestão. Me orgulha demais, como presidente da Seccional, realizar uma gestão nos próximos três anos com esse marco da igualdade de gênero entre homens e mulheres”, destacou o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, ao saudar os presentes.

Telles também enalteceu a gestão anterior da OAB Londrina, conduzida pelo agora conselheiro estadual Eliton Araujo Carneiro. Ele ressaltou o empenho de toda a diretoria na entrega do imóvel do Edifício Tuparandi, reformado para uso da advocacia.

Também tomaram posse os advogados Mario Sérgio Dias Xavier (vice-presidente), Edmeire Aoki Sugeta (secretária-geral), José Carlos Mancini Júnior (secretário-geral adjunto) e Fabiano Nakamoto (tesoureiro).

Paraná Total

Cássio Telles também aproveitou a oportunidade para falar sobre o projeto OAB Paraná Total, no qual os diretores da seccional se comprometem a visitar as 161 comarcas da OAB no Estado. “Tenho certeza que o caminho que escolhemos é o certo, que é o de aproximação da advocacia. Esse será o marco de nossa gestão: vamos ao encontro da classe para conversar e, principalmente, ouvir a advocacia paranaense”, disse.

Várias comarcas já foram visitadas, o que mostrou, segundo Telles, a correta escolha do lema da atual gestão: “mais dignidade e mais respeito para a Advocacia; que o tripé do Judiciário seja equilibrado”. “Todos nós lutamos pelo mesmo ideal, que é a pacificação da sociedade, liberdades preservadas e Constituição respeitada”, ponderou Telles.

Ele ainda destacou que, embora muitos não vejam, o Brasil vive um período de avanços. “Temos uma Constituição que mais perdurou num período democrático sendo respeitada e que tem preservado o que, para nós advogados, é a coisa mais relevante, a democracia. Depois de 1988, quantos avanços a área jurídica trouxe para o país”, disse, citando os vários estatutos, códigos, lei de acesso à informação, portais de transparência.

“Portanto, temos que dizer que a advocacia não pode ser ignorada e desrespeitada. Nós permaneceremos em vigília sempre. Não aceitaremos retrocessos nas conquistas nos campos da liberdade e da igualdade. Nós não aceitaremos a extinção da Justiça do Trabalho e redução de direitos que preservam a dignidade do trabalhador. Queremos progresso econômico, mas que seja com olhos na construção de uma sociedade livre, justa e solidária”, sustentou.

Compromisso

Em seu discurso, a presidente Vânia Queiroz reiterou todos os seus compromissos com a advocacia, destacando o combate implacável ao desrespeito às prerrogativas dos advogados; a defesa da qualidade do ensino de Direito; o apoio irrestrito aos advogados iniciantes e à advocacia dativa; a inclusão e o respeito aos desiguais, promovendo também a igualdade de gênero e o fortalecimento da mulher advogada por meio das comissões temáticas que tratam destas questões sociais e humanitárias.

Outros pontos destacados pela presidente foram o combate ao aviltamento de honorários e à concorrência desleal daqueles que não respeitam tabela mínima do Conselho e que a sucumbência seja arbitrada dentro dos ditames legais.

Vânia Queiroz lembrou que há duas décadas trabalha em prol das bandeiras da Ordem, sendo como membro das diretorias anteriores – entre os cargos já ocupados está o de vice-presidente na gestão do então presidente Artur Piancastelli – ou conselheira. “Há mais de 20 anos tenho estado presente em assuntos da Ordem e chego agora ao cargo de presidente, amparada pelos aprendizados e conhecimentos adquiridos nesta longa caminhada”, comentou.

A presidente também lembrou que foi eleita com ampla maioria, mas que o fato de ter tido uma chapa concorrente foi muito salutar, “pois mostrou que há muitos anseios da classe a serem atendidos”.

“Queremos fazer desta gestão um marco na OAB Londrina, não por ser a primeira vez que uma mulher a preside, mas pelo apreço que dedico a essa instituição, que é reconhecida pela sociedade civil pelo protagonismo na defesa da manutenção da democracia e do estado de Direito”, disse.

Despedida

O ex-presidente da Subseção Eliton Araujo Carneiro se despediu do cargo agradecendo aos membros de sua diretoria e avaliando, de forma positiva, o trabalho realizado. “Iniciei o mandato com o compromisso de fazer uma gestão profícua. Em três anos, foram realizados mais de 350 eventos dedicados aos advogados, com o objetivo de atender às demandas crescentes de conhecimento. Foram criadas novas comissões, que juntas realizaram mais de 600 reuniões”, elencou, entre outros projetos desenvolvidos.

Ele lembrou que o trabalho prestado pelos advogados à Ordem é voluntário e sem remuneração financeira, e que mesmo tendo uma rotina atribulada, todos os membros da diretoria e comissões se dedicaram de forma admirável ao trabalho à Subseção.

A solenidade contou ainda com a apresentação do Coral da Subseção, projeto da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, iniciado na cidade em 2017, e bênçãos do arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz.

Participaram da sessão solene diretores da Seccional, conselheiros federais e estaduais, presidentes e representantes de subseções do estado, do presidente e vice-presidente da CAA-PR, Fabiano Bacarat e Nelson Sayun Junior, respectivamente, além de representantes do Ministério Público, da Magistratura, de entidades de classe e instituições de ensino.

Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB Londrina
Fotos: Jonas Pereira