Advogados tiveram encontro exclusivo com o rei Pelé  

A OAB Paraná recebeu na noite desta quinta-feira (17) o rei Pelé, que participou de um bate-papo exclusivo com os advogados. A visita histórica do craque lotou o auditório da Seccional e fez parte da programação do II Congresso Nacional de Direito Desportivo.

Confira aqui as fotos do evento.

Edson Arantes do Nascimento foi saudado pelo presidente José Augusto Araújo de Noronha, que discorreu sobre os grandes feitos do atleta, como jogador de futebol, cidadão e homem público.  “É o maior embaixador do Brasil em todos os tempos. Ninguém mais que Pelé divulgou e tornou nosso país conhecido em todos os continentes”, disse Noronha, manifestando em nome dos advogados paranaenses o orgulho de recebê-lo.  “É um orgulho imenso, o maior da minha vida”, reiterou.

No início do encontro foi exibido um vídeo com imagens das suas principais jogadas nos campos de futebol desde o primeiro título mundial da seleção brasileira, em 1958. Noronha fez a apresentação e o descreveu : “Era um gênio da bola. O maior de todos, tanto que recebeu o título de Atleta do Século, depois de ter sido coroado Rei do Futebol. Único jogador a vencer três Copas do Mundo, além de ter ganho dois títulos mundiais com o Santos. Foi o maior goleador de todos os tempos com 1281 gols marcados na carreira. Foi responsável por um cessar-fogo na África, durante uma guerra civil, porque os soldados dos dois lados queriam vê-lo jogar”.

“Os brasileiros têm que se unir para tirar o Brasil da UTI”

Pelé agradeceu a homenagem e manifestou a sua alegria de estar em Curitiba, ainda em recuperação de uma segunda cirurgia. “Sou recebido com tanto carinho, tanto respeito. Quero aproveitar para agradecer as várias mensagens que recebi para que  tivesse uma melhora rápida. Estou no andador, logo passarei à bengala e na próxima Copa com certeza estarei lá”, afirmou. Ao se referir às imagens dos gols que foram exibidas, brincou: “Fiz tudo isso com a ajuda de Deus e dos meus advogados.”

Pelé confirmou que antes da conquista de 1958, na Suécia, ninguém conhecia o Brasil. “Através do futebol trabalhamos para promover o Brasil e agora vemos o país passar por esse momento. É triste ouvir o que estão falando do Brasil lá fora. Os brasileiros têm que se unir. Temos que dar as mãos e tirar o Brasil da UTI”, conclamou.

Lei Pelé: “Foi uma das coisas certas que fizemos”

O presidente José Augusto Araújo de Noronha aproveitou a presença de advogados especialistas em Direito Desportivo para perguntar sobre a Lei Pelé e como ele avalia o atual momento do futebol brasileiro. Pelé explicou que a lei foi concebida quando era ministro, a partir de um pedido do presidente Fernando Henrique Cardoso para proteger os jogadores brasileiros e dar condições aos clubes de manter os atletas no Brasil. “Foi uma das coisas mais certas que fizemos. Hoje, infelizmente, está meio confuso, porque os empresários acertam com os jogadores e os clubes formadores ficam com a menor parte do bolo.”

O secretário-geral adjunto da OAB Paraná, Alexandre Quadros, também especialista em Direito Desportivo, questionou-o sobre a experiência nos Estados Unidos. “Tive todas as propostas para jogar na Europa, mas tinha um orgulho tão grande de ser brasileiro, que dizia: não quero sair do Brasil. Só aceitei ir para os Estados Unidos porque já tinha me despedido (dos gramados).  Recebi a proposta de promover o futebol nos EUA e a experiência foi maravilhosa, porque foi mais uma oportunidade de tornar o nosso futebol conhecido. Hoje o futebol nos Estados Unidos é muito mais organizado do que no Brasil”, afirmou.

Em seguida, as crianças da plateia levaram suas camisas e bolas até o palco para serem autografadas pelo craque. Pelé lembrou que dedicou o seu milésimo gol às crianças brasileiras.

Estiveram presentes no encontro a secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, o diretor tesoureiro Fabiano Baracat, o presidente da CAA-PR Artur Piancastelli, o conselheiro federal Flávio Pansieri, o ex-presidente da Seccional Mansur Teophilo Mansur e o representante da Rede de Ensino Desportivo, Hélcio Kronberg, responsável pela vinda de Pelé a Curitiba.