Iniciantes têm semana dedicada a debates e palestras sobre a atualidade da advocacia

 

A OAB Paraná iniciou na segunda-feira (1º) uma semana dedicada a debates e palestras sobre o exercício da advocacia. A programação, desenvolvida pela Comissão de Advogados Iniciantes, começou com uma palestra do advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, sobre “Gestão da advocacia em tempos de crise”.

Ao abrir a Semana do Advogado Iniciante, o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, lembrou que o evento marca o início das comemorações do Mês do Advogado na Seccional e nas subseções. Noronha também abordou a preocupação da Ordem com o mercado da advocacia, mas orientou os jovens advogados a se preparar e se aperfeiçoar, aproveitando os inúmeros cursos oferecidos pela OAB. “Todos sabemos que o começo é muito difícil, mas aqueles que perseveram vão ter um lugar ao sol no mercado de trabalho”, afirmou.

Luiz Fernando Pereira, especialista em Direito Eleitoral, professor e sócio-fundador do escritório Vernalha Guimarães & Pereira Advogados, apresentou um panorama da profissão neste momento de crise do país e constatou o quanto a advocacia tem sido prejudicada com a proliferação exacerbada dos cursos de Direito. Hoje são 800 mil e a previsão em 2018 é que o Brasil chegue a 1 milhão de advogados.

“É um absurdo a oferta de advogados que temos hoje para uma demanda que não cresceu no mesmo nível”, disse Pereira. “Com isso, temos uma precificação para baixo. O valor dos honorários se reduz. A OAB tenta estabelecer alguns limites, mas a lógica de mercado também se impõe na advocacia”, completou.

Aos novos advogados, Luiz Fernando Pereira destacou a importância de se conhecer os instrumentos de gestão dos escritórios para enfrentar essa condição do mercado e, ao mesmo tempo, aproveitar oportunidades que surgem exatamente nesse momento de crise.  Falou sobre fidelização da carteira de clientes, marketing jurídico, profissionais com perfil empreendedor, entre outros tópicos, a partir da  sua própria experiência e vivência profissional.

O presidente da Comissão de Advogados Iniciantes, Khalil Aquim, falou sobre os objetivos do evento e convidou os participantes a acompanharem a programação, que segue diversificada até o final da semana. Confira:

Palestra: “Direitos Humanos e as Minorias” e “ A valorização da Mulher Advogada”
Data: 03/08/2016 – quarta-feira
Horário: 19:00 às 22:00h.
Local: Sala 1

Workshop: “Criação, identificação e aprimoramento de habilidades interpessoais do advogado”
Data: 03/08/2016 – quarta-feira
Horário: 16:30 às 19:00
Local: Sala do Conselho

Palestra “Associação e Remuneração do Advogado” e “Temas Relevantes do Direito Constitucional”
Data: 03/08/2016 – quarta-feira
Horário: 19:00 às 22:00h
Local: Sala do Conselho

Oficina: “Tira-Dúvidas: Penal”
Data: 04/08/2016 – quinta-feira
Horário: 16:30 às 18:00h
Local: Sala do Conselho

Palestra “A responsabilidade civil no Direito do Trabalho” e “Trabalho: saúde emocional, dano e sua reparabilidade”
Data: 04/08/2016 – quinta-feira
Horário: 19:00 às 22:00h
Local: Sala do Conselho

Oficina: “Marketing, Limites E Permissões”
Data: 04/08/2016 – quinta-feira
Horário: 16:30 às 18:30h
Local: Sala de Sessões do TED

Palestra: “Métodos inovadores de soluções de conflitos” e “Arbitragem”
Data: 04/08/2016 – quinta-feira
Horário: 19:00 às 22:00h
Local: Sala de Sessão do TED

Conferência de Encerramento: “Homenagem pelo ano da mulher advogada” e “Valorização da advocacia”
Data: 05/08/2016 – sexta-feira
Horário: 19:00 às 22:00h
Local: Auditório OAB/PR

Postado em: Notícias | Tags: Sem tags

Desenvolvido por ledz.com.br