Subseções abraçam projeto de inclusão da advogada e do advogado PcD na advocacia

A diretoria da OAB Paraná apresentou nesta sexta-feira (24) aos dirigentes das 48 subseções a cartilha do projeto Empregabilidade: Inclusão da Advogada e do Advogado Pessoa com Deficiência na Advocacia. Resultado de um trabalho coordenado pela vice-presidente da Seccional, Marilena Winter, pela advogada Valéria Mendes Siqueira, coordenadora do Centro de Inclusão e Apoio à Pessoa com Deficiência, e pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, presidida pela advogada Berenice Reis Lessa. O material gráfico, cuja produção começou na gestão de 2016/2018, reúne informações sobre a seleção, recrutamento e convívio com a PcD.

Lançado nacionalmente em 2018, o projeto consiste no acompanhamento do processo de inclusão e adaptação do advogado e estagiário PcD nos escritórios de advocacia. A primeira fase de implementação do projeto consistiu na triagem do número de advogados PcD inscritos na OAB Paraná – 300 em todo o estado.

“Valéria Siqueira entrou em contato com todos os profissionais para solicitar os currículos, portanto criamos um banco de currículos estadual para que saibamos onde está este advogado. Esta etapa do recrutamento foi concluída. A próxima etapa é levar aos escritórios de advocacia e às empresas esta proposta”, destacou a secretária-geral adjunta Christhyanne Regina Bortolotto.

“Que a gente comemore muito, como um grande resultado,  cada posto de trabalho que conseguirmos abrir para um colega com deficiência. Hoje temos um mapa de quantos colegas têm deficiência e que tipo de deficiência possuem. Procurem saber nas subseções quem são os advogados que possuem uma deficiência, tragam eles para a Ordem. Saibam se já estão colocados, se algum escritório pode recebê-los. Temos condições de ajudar e basta se esforçar para que isso aconteça”, afirmou o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.

Pioneirismo

Iniciativa inédita no país, o projeto Empregabilidade: Inclusão da Advogada e do Advogado Pessoa com Deficiência na Advocacia foi criado a partir das observações da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência acerca das dificuldades que os advogados PcD têm para prosseguir na área do Direito. Em 2018,  a OAB Paraná contratou a advogada Valéria Mendes Siqueira, que é deficiente visual, para para coordenar o Centro de Inclusão e Apoio à Pessoa com Deficiência.  Em entrevista concedida à Revista da Ordem, ela falou sobre a experiência como PcD e as diretrizes do projeto. Confira a íntegra  aqui.