Cássio Telles fecha em Tomazina o giro do OAB Paraná Total pelas 161 comarcas do estado

Nesta terça-feira (30/11), na comarca de Tomazina, no Norte Pioneiro, o programa OAB Paraná Total chegou ao fim cumprindo com excelência os objetivos estabelecidos em seu lançamento, no dia 24 de janeiro de 2019, com encontros em Sarandi e Mandaguari. Pela primeira vez a diretoria da OAB Paraná percorreu todas as 161 comarcas do estado, dando a cada advogado e advogada paranaense a oportunidade de se fazer ouvir quanto aos aspectos e desafios de seu cotidiano profissional. A pandemia quebrou o ritmo intenso estabelecido em 2019, mas em 2021 a caravana foi retomada. O presidente Cássio Telles esteve pessoalmente em todas as audiências abertas e, a partir delas, pôde intensificar o diálogo interinstitucional com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e outras entidades com as quais a advocacia se relaciona em suas lides.

Em Tomazina a reivindicação principal foi a maior estrutura de servidores para o fórum. A necessidade de maior investimento no primeiro grau de jurisdição, com mais servidores e melhoria dos espaços físicos nos fóruns, bem como a necessidade de instalação de parlatórios nas cadeias foram as questões mais presentes nessa conversa com advocacia. “A atenção ao primeiro grau foi realmente a reivindicação mais recorrente em diversas comarcas, especialmente as de entrância inicial”, observa Telles. Marcando o encerramento do programa, foram registradas manifestações de aplauso pela aproximação da base da advocacia, traduzindo o que a classe deseja ver em termos de melhorias e avanços.

Escuta

A gestão da seccional também se beneficiou com a escuta. A partir do conhecimento de campo é que se decidiu, por exemplo, pela revitalização de 53 salas da advocacia ao longo da gestão. “Em Paranacity, no início da caravana do OAB Paraná Total, me deparei com uma sala ampla, mas sem qualquer identidade com a advocacia. Ali decidimos pelas obras que trouxeram mais conforto à advocacia e uma também uma identidade visual que valoriza nossa profissão”, conta.

Já saudoso desse contato direto com os colegas, Telles classifica o OAB Paraná Total como o melhor projeto do triênio. “Por meio dele pudemos ter sintonia absoluta com as reivindicações da classe. Uma das boas surpresas foi observar que em dois terços das comarcas prevalece um convívio harmônico entre a advocacia e a magistratura. Foram bem pontuais os problemas de relacionamento apontados. O que mais pesa ainda é a carência de servidores de primeiro grau, ainda que venham sendo feitas nomeações pelo TJ-PR, após recente conclusão de concurso”, resume o presidente.