Representantes da advocacia iniciante de todo o estado se reúnem em Curitiba para debater demandas e alinhar projetos de gestão

Representantes da advocacia em início de carreira de todo o estado estão reunidos nesta sexta-feira (4/11), em Curitiba, para o Colégio de Presidentes de Comissão da Advocacia Iniciante (CAI). No período da manhã, a Comissão da Advocacia Iniciante e a Diretoria da Jovem Advocacia conduziram a sessão de encerramento da Formação de Lideranças e o lançamento das Jornadas 2023, realizada na sede do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP-PR)

A programação oficial do Colégio de Presidentes tem início às 14h, na sede da OAB Paraná. Os debates prosseguem até às 18h30. De acordo com a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério, o evento visa “colher os anseios de cada região e alinhar os projetos que serão desenvolvidos nos próximos dois anos da gestão”.

“Pela manhã faremos a certificação das presidências que participaram da primeira edição do projeto Formação de Lideranças, encontros virtuais realizados ao longo do segundo semestre visando capacitar os líderes, abordando temáticas voltadas às características de liderança tais como oratória, letramento racial e a mentalidade da liderança de influência. Nosso objetivo é entregar às presidências as ferramentas necessárias para o prosseguimento da gestão com esmero e com foco na valorização da jovem advocacia”, destaca Fernanda. 

O presidente da Comissão da Advocacia Iniciante da OAB Paraná, Luiz Felipe Rodelli, ressalta que o evento, realizado pela primeira vez em 2012, sob a presidência da advogada Sabrina Becue,  tornou-se importante instrumento de parametrização dos trabalhos desempenhados pela jovem advocacia no Paraná. “Isso porque, muito embora seja a CAI guiada por objetivos institucionalmente já definidos, a verdade é que cada Subseção, na individualidade de suas características, possui projetos direcionados à sua realidade, mas que devem sempre estar alinhados às diretrizes instituídas pela Seccional”, pontua.

“Por tal razão, manter ativo o diálogo com as Subseções do Paraná, por meio do Colégio de Presidentes, revela-se recurso fundamental para uniformizar os procedimentos, com o intuito de trabalhar como um sistema único e não pulverizado. Hoje, 10 anos depois, o compromisso que surgiu com traços discretos e incipientes ganha notoriedade e ideais sólidos em sua 7ª edição, no que se afirma diante das pautas trazidas à discussão, cujo elevado nível de debate trouxe à baila temas como o “Selo Incentivador da Jovem Advocacia”, o olhar para os “contratos de associação”, a possibilidade da “extensão de linha de crédito do projeto 6º ano”, a “formação de lideranças no sistema OAB” entre muitos outros.

“Com efeito, a 7ª Edição do Colégio de Presidentes da Advocacia Iniciante – e primeira da Gestão 2022-2024 – será, sem dúvidas, de prestígio memorável, vez que não somente pela inédita participação de uma Diretoria Jovem da OAB/PR, como também da reunião, igualmente inédita, dos 50 Representantes de Subseções de
CAI’s em formato presencial. Portanto, é nosso dever, como representantes da Jovem Advocacia no Estado do Paraná, buscar soluções adequadas para os problemas que são elevados por nossos pares. São pautas extensas e muitas delas, por vezes, delicadas, mas que sempre analisadas e encaminhadas a melhor resolução”, frisou Rodelli.