Em cidades de todo o Paraná, caminhadas marcam dia estadual de combate ao feminicídio

A 3ª Caminhada do Meio-Dia de Combate ao Feminicídio, realizada nesta terça-feira (22/7), contou com um grupo expressivo de advogadas. Promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI) com apoio de outras instituições, dentre as quais a OAB Paraná, a manifestação chegou à 3ª edição com adesão histórica: foi realizada simultaneamente em mais de 170 municípios, muito além das 74 manifestações registradas em 2023, na primeira edição.

Em Curitiba, a concentração foi na Praça Santos Andrade, de onde os participantes seguiram pela Rua XV de Novembro até a Boca Maldita. O trajeto simboliza a luta coletiva e a união da sociedade paranaense em torno do fim da violência contra as mulheres.

A presença institucional reafirma o compromisso da OAB Paraná com o enfrentamento à violência de gênero e a promoção dos direitos das mulheres. Dentre representantes da secional estavam a vice-presidente Graciela Marins; as conselheiras federais Marilena Winter e Silvana Niemczewski, as diretoras Fernanda Valério (jovem advocacia), Emma Bueno (comissões) e as presidentes de comissões Aline Cordeiro (Mulheres Advogadas), Gisele Maestrelli (Estudos sobre Violência de Gênero) e Vanessa Farracha de Castro (Direito das Famílias).

“Entre 2015 e 2024 mais de 11 mil mulheres foram vítimas de feminicídio. Uma realidade brutal que exige ação imediata. Romper o silêncio é uma forma de promover a mudança que começa com cada um de nós”, ressalta a vice-presidente em referência ao Programa OAB Acolhe, lançado este ano pela seccional. “A OAB Paraná sempre está ao lado das mulheres. O programa OAB Acolhe oferece apoio jurídico e psicológico às advogadas vítimas de violência”, completa Aline Cordeiro.

Sentido

O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, 22 de julho, foi instituído pela Lei n.º 19.873/2019, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em memória da advogada Tatiane Spitzner, vítima de feminicídio em 22 de julho de 2018, em Guarapuava. Desde então, manifestações de homenagem e de apoio às ações de combate à violência têm sido promovidas e apoiadas pela OAB Paraná. A primeira delas ocorreu algumas semanas após o falecimento de Tatiane Spitzner, no emblemático dia 11 de agosto.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que a Caminhada do Meio-Dia é uma manifestação pública de compromisso com a vida das mulheres. Segundo ela, o horário foi escolhido por representar um momento simbólico da rotina feminina, quando muitas estão em casa cuidando dos filhos, no intervalo do trabalho ou próximas das pessoas que amam.