Advogadas de Laranjeiras dos Sul emprestam sua imagem à campanha de enfrentamento à violência de gênero

Em memória do assassinato da advogada Tatiane Spitzner, ocorrido em 22 de julho de 2018 em Guarapuava, a data está instituída no Paraná como o Dia Estadual do Combate ao Feminicídio, conforme previsto na Lei 19.873/2019. Na OAB Laranjeiras do Sul, a data está sendo lembrada com a campanha “Nada justifica”, elaborada pela diretoria da subseção e pela Comissão da Mulher Advogada, presidida pela advogada Emanueli Viola. Oito advogadas que atuam nas comarcas abrangidas pela subseção emprestaram a própria imagem para ilustrar o drama da violência de gênero, que afeta milhões de mulheres no mundo todo.

“Nosso ponto de partida foi o desejo de causar um impacto significativo, mostrando que todas estamos sujeitas a esse tipo de violência, e de homenagear a colega Tatiane Spitzner. Na discussão sobre a campanha, tivemos a ideia usarmos nossos rostos, com manipulação digital das imagens, para demonstrar os efeitos da violência e enfatizar que pode estar em qualquer lugar, sem limites geográficos, nem de classe social ou grau de instrução”, destaca Maressa Pavlak, presidente da OAB Laranjeiras do Sul.

As imagens manipuladas causaram o efeito esperado. “A reação tem sido intensa, especialmente pelos que vêm rostos conhecidos e ficam impactos”, conta Maressa. Para ela, a campanha — que também inclui frases correntemente usadas na tentativa de se justificar ataques — conseguiu reforçar a noção de que a violência de gênero pode estar onde nem imaginamos, oculta sob a aparente normalidade. “A sensação de repulsa é importante para despertar reflexões, chamar toda a sociedade à vigilância e construir caminhos que nos permitam deixar um cenário de menos violência para as futuras gerações”, resume.

Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo telefone 180.

Advogadas participantes da campanha:

  • *Cristhiane Zaniolo, advogada em Guaraniaçu e integrante da Comissão da Mulher Advogada da subseção
  • *Emanueli Viola, advogada em Laranjeiras do Sul e presidente da Comissão da Mulher Advogada da subseção
  • *Jaqueline Lusitani Carneiro, advogada em Quedas do Iguaçu e vice-presidente da subseção
  • *Juliana Nogueira, advogada em Laranjeiras e vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da subseção
  • *Kawana Scopel, advogada em Cantagalo e integrante da Comissão da Advocacia Dativa da subseção
  • *Maressa Pavlak Melati, advogada em Laranjeiras do Sul e presidente da subseção
  • *Michele Karnoski, advogada em Laranjeiras do Sul e integrante da Comissão da Mulher Advogada na subseção
  • *Priscila Schulz, advogada em Guaraniaçu e integrantes da Comissão da Advocacia Iniciante da subseção