OAB-PR disponibiliza novo sistema de busca de jurisprudência com tecnologia avançada


A OAB Paraná acaba de lançar um novo sistema de busca de jurisprudência, desenvolvido para ampliar o acesso às decisões e acórdãos proferidos pelos órgãos deliberativos da Seccional, assim como pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED).

“O novo sistema de busca de jurisprudência disponibilizado pela OAB Paraná atende a um anseio antigo e chega em boa hora, especialmente se considerarmos o aumento no volume de demandas que o TED se depara a cada novo dia. A OAB Paraná se adianta e inova também na prestação deste que é um serviço indispensável a todos os advogados”, destaca o presidente do TED, José Carlos Vieira.

“Desde o tempo em que atuei como conselheiro de subseção e do próprio conselho seccional, ressentia da ausência de um buscador de jurisprudência do TED que fosse completo, ágil e de fácil acesso. Aliás, era uma reclamação recorrente entre os advogados, especialmente aqueles que necessitavam conhecer as decisões proferidas pelo Tribunal”, completa Vieira.

Vanguarda

De acordo com o secretário-administrativo do TED, João Eurico Koerner, o novo sistema possibilitará a consulta a um acervo de mais de 51 mil decisões. “O objetivo da Seccional é garantir que o acesso ao seu acervo de jurisprudência seja facilitado a toda comunidade. A nova ferramenta proporcionará ao usuário resultados mais acurados e completos, o que certamente aperfeiçoará as discussões das matérias externamente e internamente pelos próprios órgãos da OAB Paraná”, esclarece.

“O sistema de busca da OAB Paraná, agora reformado, é o mais avançado do país, com opções de busca só vistas em sites do Poder Judiciário. Essa é mais uma entrega da atual gestão que confirma a posição de vanguarda da Seccional paranaense”, completa Koerner, que esteve à frente dos estudos e estruturação do projeto.

O novo sistema foi desenvolvido pela Célula de Inovação da OAB Paraná, em parceria com a empresa Leany, e está disponível na aba “Jurisprudência da OAB”, no site institucional. A ferramenta também pode ser acessada diretamente pelo site do TED (acesse aqui).