A Justiça do Trabalho do Paraná está caminhando para encerrar os procedimentos em papel e tornar todos os processos eletrônicos. Após completar um ano de lançamento das três Varas Digitais de Curitiba, a 21ª, 22ª e 23ª VT, o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9) iniciou o procedimento digital para novos processos em outras três VTs de Curitiba a 2ª, a 4ª e a 17ª, que estão atuando de forma híbrida, onde são aceitas petições em papel e pelo procedimento digital. Desde o último dia 1º de dezembro, a Vara de Trabalho de Cambé, também está trabalhando no modelo híbrido. A cidade foi escolhida pelo Tribunal para o projeto piloto de implantação do processo eletrônico em localidades com Varas únicas. Ainda conforme o cronograma do TRT-PR, a partir de 7 de janeiro de 2011 todos novos processos no Fórum de Curitiba e no posto de atendimento de Campo Largo tramitarão apenas em meio eletrônico. Durante o mês de dezembro, as VTs de Curitiba que já atuam com processo eletrônico estão atuando como “madrinhas” das demais Varas da capital, orientando sobre o novo procedimento.
“Até o final de 2010 vamos divulgar o cronograma de implantação do processo digital nas unidades do interior do Estado”, comentou o juiz Bráulio Gabriel Gusmão, coordenador do processo eletrônico no TRT. O cronograma de implantação do processo eletrônico envolve treinamento, comunicação e aquisição dos equipamentos para implantação efetiva. A migração para o processo eletrônico já havia sido anunciada pelo presidente do TRT da 9ª Região, desembargador Ney José de Freitas, durante o lançamento do Escritório Digital na sede da OAB Paraná, no último mês de outubro, quando já anunciou que espera concluir a implantação do processo eletrônico até meados de 2011.
Para os advogados que atuam na Justiça do Trabalho o TRT criou o Escritório Digital, onde estão centralizadas as informações sobre o procedimento e o ponto de partida para os advogados atuarem no meio virtual. No Escritório, disponível no site do Tribunal, os advogados encontram orientações sobre para trabalhar com o novo procedimento.

