O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, já se encontra em Curitiba (PR), onde está ultimando os preparativos para a abertura, no domingo (20), às 19h, da XXI Conferência Nacional dos Advogados. A programação do evento vai até o próximo dia 24, no Centro de Convenções ExpoUnimed, na capital paranaense. Os trabalhos da XXI Conferência terão início na segunda-feira (21) às 9h, com sua instalação solene durante pronunciamento do presidente nacional da OAB. Às 11h15, haverá a conferência magna de abertura proferida pelo jurista Dalmo Dallari, versando sobre o tema principal do evento que é "Liberdade, Democracia e Meio Ambiente".
Ophir Cavalcante, após reunir pela manhã a diretoria do Conselho Federal da OAB, em Curitiba, observou que "o temário da Conferência reflete questões que são da maior importância para a sociedade e que estão presentes em nosso cotidiano; vivemos, por exemplo, num país onde as liberdades estão presentes, mas precisamos dar conteúdo social, ético e moral a essas liberdades". Ele prevê que ao final da XXI Conferência "os advogados sairão de Curitiba mais fortes, mais unidos, em termos de ideais e propósitos, sobretudo na busca de um Brasil onde a defesa seja fundamental para o equilíbrio do Estado democrático de Direito".
Ainda de acordo com o presidente nacional da OAB, a Conferência destacará em cada um de seus painéis a importância do papel do advogado para a sociedade. "Esse papel transcende a mera atuação dentro de uma causa", salientou. "É necessário que o advogado se insira, cada vez mais, dentro de um contexto social e passe a influir nele diretamente para a transformação da sociedade", afirmou Ophir, lembrando que o evento reunirá 120 palestrantes, entre advogados do País e do exterior, que vão debater nesses quatro dias temas candentes para o Brasil e o mundo.
Fonte: Conselho Federal

