Governador nomeia Gilberto Giacoia procurador-geral de Justiça

O governador Beto Richa confirmou a indicação do procurador Gilberto Giacoia e assinou decreto que o nomeia para o cargo de procurador-geral de Justiça do Paraná. Segundo o governador, está sendo respeitada a vontade da maioria, uma vez que Giacoia foi o mais votado por seus pares na eleição interna do Ministério Público (MP) do Estado. A lista tríplice com o resultado do pleito foi entregue a Richa na quinta-feira (15) pelo atual procurador-geral, Olympio de Sá Sotto Maior. “Esta é uma prática que tenho adotado, de respeitar as decisões da maioria, como já aconteceu com a nomeação de reitores”, explicou o governador, que fez questão de salientar a importância do Ministério Público para o regime democrático. Ele recebeu de integrantes da Associação Paranaense do Ministério Público e da associação federal, um ofício pedindo a nomeação do mais votado.

“Esta é uma conquista histórica e muito importante”, afirmou a secretária de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, que já exerceu o mesmo cargo, entre os anos de 2000 e 2002. Em 2004, foi a mais votada novamente, mas o governador de então não respeitou a lista e não a nomeou. A secretária da Justiça salientou que a demonstração de respeito do governador ao reconhecer a independência do MP é mais importante por tratar-se de um órgão que defende a população.

Parceria
O procurador Gilberto Giacoia, que recebeu 150 votos a mais que o segundo colocado, procurador Mário Sérgio de Albuquerque Schirmer (347 votos a 247), já ocupou o cargo de procurador geral da Justiça, de 1998 a 2000, e presidiu o Conselho Nacional de Procuradores Gerais, entre os anos de 1999 e 2000. Gilberto Giacoia é integrante do MP-PR há 31 anos. Atua na 1ª Procuradoria de Justiça Criminal. Doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pelas Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra (2001) e Barcelona (2010), é professor na graduação e na pós-graduação da Faculdade Estadual de Direito de Jacarezinho, que integra a Universidade do Norte do Paraná (Uemp).

Fonte: AENotícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *