Começa nesta segunda-feira (11) o IX Congresso Jurídico Integrado de Maringá – Conjuri. O evento, uma promoção da OAB Maringá em parceria com diversas instituições de ensino da cidade, segue até a quarta-feira (13). Entre os temas a serem abordados estão “Coisa Julgada Inconstitucional”, palestra a ser proferida pelo ex-ministro do STF Carlos Mário da Silva Velloso; "As novas Famílias e os Desafios para o Direito", temática da professora Ana Carla Harmatiuk Matos; "Tribunal do Juri", do advogado criminalista Adriano Nunes Bretas; e “A Passagem do Princípio da Legalidade para o da Jurisdicidade: o Dever Judiciário do Julgamento por Equidade", assunto da palestra do desembargador Jorge de Oliveira Vargas.
De acordo com os organizadores, cerca de 3 mil pessoas devem passar pelo Teatro Marista nos três dias do evento, entre acadêmicos, professores, advogados, autoridades e colaboradores. Conforme aponta o coordenador executivo do evento, Roberson Neri Costa, “as comissões envolvidas estão alinhadas para que o IX Conjuri ofereça novamente o grau de excelência das edições anteriores”. Sobre os temas escolhidos, Costa aponta que, “na mesma plataforma dos anos anteriores, o intuito do Conjuri é a coexistência entre o mundo acadêmico e a sociedade civil, e assim sendo o tema é de livre escolha do palestrante – respeitada a proposta do evento”.
Integram a comissão organizadora do congresso a professora Débora Oliveira, coordenadora geral, a professora Priscila Armelin, coordenadora acadêmica e o professor Roberson Neri Costa, coordenador executivo. Para saber mais acesse o Jornal da OAB Maringá (clique aqui)
Dia 11 de maio
20h30
Palestra: "Coisa Julgada Inconstitucional?"
Carlos Mário da Silva Velloso – Ex-ministro do STF, professor, Doutor “Honoris Causa” pela Universidade de Craiova, Romênia, e autor de livros jurídicos.
Dia 12 de maio
19h30
Palestra: "As novas Famílias e os Desafios para o Direito."
Ana Carla Harmatiuk Matos – Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1999) e em Derecho Humano pela Universidad Internacional de Andalucía (1997). Tuttora Diritto na Universidade di Pisa- Italia (2002) e Doutora pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é professora na graduação, mestrado e doutorado em Direito da Universidade Federal do Paraná . Professora de Direito Civil, de Direitos Humanos e de Novos Direitos. Advogada com ênfase em Direito de Família.
21h30
Palestra: "Tribunal do Juri."
Adriano Sérgio Nunes Bretas – Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR; Professor convidado da Escola Superior da Advocacia – ESA, e do curso de pós-graduação da Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDConst. É vice-presidente do Grupo Brasileiro da Association Internationale de Droit Penal – AIDP; Secretário Geral do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico – IBDPE; Conselheiro do Instituto Paranaense de Estudos Criminais – IPEC, e membro da Comissão de Advogados Criminalistas da OAB/PR, laureado com a medalha Milton Vianna no departamento de Propedêutica do Direito, outorgada pela Faculdade de Direito de Curitiba. É Advogado criminal em Curitiba/PR.
Dia 13 de maio
19h30
Palestra Prof. PHD Álvaro Luix Travassos de Azevedo –“O grupo Social e as Ruas: Democracia e Intolerância”.
21h30
Palestra: Desembargador Jorge de Oliveira Vargas- “A Passagem do Princípio da Legalidade para ao da Jurisdicidade: O Dever Judiciário do Julgamento por Equidade”.

