A OAB de São José dos Pinhais foi unânime ao escolher o falecido advogado Leopoldo Antonio Sokolowski para ser homenageado, emprestando seu nome à Comenda criada para condecorar aqueles que se destacarem em prol da classe dos advogados e pela sociedade. A solenidade presidida pelo vice-presidente da OAB Paraná, Airton Martins Molina, ocorreu no dia 3 de dezembro no salão de eventos do Hotel Astron e contou com a presença de familiares, advogados, serventuários e magistrados.
Sokolowski era figura caricata nos corredores dos Fóruns, no Tribunal do Júri e por onde passava deixava sua marca. Dentre tantos fatos citados por colegas e autoridades, Luciani de Paula, juíza da 1ª Vara Criminal, lembrou que em seu aniversário de 82 anos Leopoldo estava fazendo júri. Airton Molina se manifestou sobre as “Dez Medidas” e a posição da OAB, após ver o vídeo institucional da subseção, cuja música “Que País é esse?” lhe chamou a atenção. Molina disse que a Ordem lamentou não haver mais debates sobre as propostas e que é contra a corrupção ou tentativas de intimidação do Judiciário e do Ministério Público.
O presidente da OAB de São José dos Pinhais, Jaiderson Rivarola, disse que a subseção tem a honra de instituir a Comenda Leopoldo Sokolowski como forma de reconhecer e homenagear advogados que valorizam a profissão e contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária. O juiz diretor do Fórum, Ivo Faccenda, citou VItor Hugo sobre a morte e parabenizou a OAB pela iniciativa da homenagem. Já o filho de Leopoldo Sokolowski, Olgierd, agradeceu a subseção em nome da sua mãe e da família, ressaltando as qualidades do pai.
Por fim, o vice-presidente da OAB Paraná, Airton Molina, encerrou a solenidade lembrando que o conselho da subseção vai definir o regulamento da Comenda. Participaram da solenidade: a juíza de direito da 3ª Vara Cível, Márcia Hubler Mosko; a juíza de direito da 1ª Vara Criminal, Luciani Regina Martins de Paula; a juíza da Vara de Família e Sucessões, Ilda Eloisa Correa de Moricz; o diretor da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Samarone Bueno; a presidente da associação da Família Judiciária, Ana Paula Savaris Mayer.
Fonte: OAB São José dos Pinhais

