Ação no Dia da Cidadania promoverá inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

Uma ação da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Paraná, em parceria com outras entidades, promoverá no Dia da Cidadania a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. O evento será realizado no próximo sábado (26), das 9h às 17h, na Praça Rui Barbosa. Na oportunidade, uma agência irá selecionar e encaminhar candidatos com deficiência a empresas. Os interessados devem levar sua documentação e procurar espaço reservado à comissão no local.

As parcerias com a Agência Central do Trabalhador de Curitiba, com o Instituto Paranaense de Cegos, a Universidade Livre para a Eficiência Humana (UNILEHU), o Projeto Ser Capaz – IBGPEX, o Instituto Sensorial, entre outras instituições, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o convívio social com as pessoas cegas, cadeirantes, surdas, idosas e em processo de reabilitação, ressaltando-se as dificuldades e obstáculos que essas pessoas enfrentam no seu cotidiano.

A empregabilidade, visando a inclusão do advogado e da advogada PcD na advocacia, será viabilizada através do Centro de Inclusão e de Apoio à Pessoa com Deficiência da OAB Paraná, que fará o cadastro de oferta e procura de vagas de emprego e de estágios em escritórios de advocacia. Além disso, a UNILEHU orientará na confecção de currículos, possibilitando ao interessado candidato a emprego, melhor apresentação de seu histórico de trabalho.

O IBGPEX trará a experiência e o desafio de jogadores cegos na disputa de um campeonato de jogo de xadrez. O Instituto Sensorial vai proporcionar um dia de beleza àquelas que quiserem ser maquiadas por uma profissional cega. Além disso, o Instituto Paranaense dos Cegos levará o público a viver novas experiências com o intuito de despertar a consciência em relação ao trato com as PcD. A utilização de uma cadeira de rodas, uso de bengala, apoiar-se em muletas, andador ou deparar-se com as barreiras físicas enfrentadas no dia a dia, dará ao cidadão a oportunidade de sentir na pele o que passam essas pessoas com limitações permanentes ou temporárias.