Ações solidárias movem subseções da OAB neste fim de ano

Neste ano cheio de desafios, a solidariedade foi o caminho para a superação com a ajuda mútua e o compartilhamento de conhecimento. Neste fim de ano, algumas subseções também conseguiram promover ações solidárias voltadas para a sociedade.

A OAB Subseção de Santo Antônio da Platina arrecadou, junto aos seus inscritos, brinquedos para alegrar a festa de Natal das 66 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Terezinha Vilani. A entrega foi feita na sexta-feira, 11 de dezembro. Brinquedos e presentes também foram arrecadados pela OAB Telêmaco Borba, por meio de dez comissões, para entrega no Centro de Convivência da Juventude da cidade por meio da campanha Doce Natal. A ação é fruto de uma parceria da subseção com a Fateb e a prefeitura. Diversas empresas locais contribuíram com a arrecadação de 89 brinquedos para as crianças e 113 presentes para adolescentes. Já a OAB Pitanga arrecadou recursos para doar 50 cestas de alimentos a famílias carentes da cidade.

Em Londrina, uma campanha de arrecadação de alimentos foi realizada pela Comissão de Direito Empresarial da subseção. As doações foram repassadas ao Hospital do Câncer da cidade. Outra ação da OAB Londrina foi a Campanha Natal dos Avós. Com coleta encerrada nesta terça-feira (15), a iniciativa voltou-se para os idosos e teve o apoio de quatro comissões da subseção — Direito da Pessoa Idosa, Compliance, Mulher Advogada e Direito dos Animais. Embalados para presente, os kits com artigos de higiene, máscaras, meias e panetones serão entregues à Casa de Apoio à Família do Idoso Acamado de Londrina.

A subseção de Foz do Iguaçu, além da 8ª edição do Projeto Natal Legal, promovido pela Comissão da Advocacia Iniciante, instituiu o “Natal Solidário”. Com a arrecadação feita por advogados e advogadas, foram distribuídas 80 cestas básicas para as famílias assistidas pela Associação Fraternidade Aliança (AFA). Também foram arrecadados e entregues presentes para a Instituição Aldeias Infantis, que abriga 40 crianças em situação de risco.

Em Maringá, dezenas de cestas básicas foram arrecadadas pela Gincana do Bem, organizada pela subseção entre os meses de novembro e dezembro. A ação social contou com o engajamento de todas as comissões. Os alimentos arrecadados foram encaminhados a famílias carentes impactadas pela pandemia da Covid-19.