Advocacia dativa foi o tema central da audiência do OAB Paraná Total em Engenheiro Beltrão

Seguindo com a caravana OAB Paraná Total, o presidente Cássio Telles promoveu nesta quarta-feira (11/3) uma audiência aberta com a advocacia que atua na comarca de Engenheiro Beltrão. O grupo aproveitou para tirar dúvidas relativas à advocacia dativa, como o recolhimento de Imposto de Renda, o prazo de pagamento, o respeito à tabela de honorários e os critérios que balizam o rodízio.”O debate sobre advocacia dativa foi intenso e nos permitiu fazer alguns esclarecimentos”, afirmou o presidente.

De acordo com os advogados e advogadas, a comarca conta boas instalações no fórum e número adequado de servidores no cartório. Além disso, o relacionamento com o juiz é pautada pela urbanidade. Em relação ao juizado especial, o trabalho vem sendo conduzido, mas a advocacia aponta a necessidade de indicação de mais um juiz leigo para atender toda a demanda de sentenças por serem proferidas.

Caravana

Criado para identificar as dificuldades da advocacia em todas as 161 comarcas do estado, o programa OAB Paraná Total foi lançado em janeiro de 2019. A partir do diálogo com a advocacia, a diretoria da seccional tem conseguido esclarecer dúvidas e ordenar as prioridades das reivindicações endereçadas aos gestores públicos para a melhoria da prestação jurisdicional. Na caravana, quase 40 comarcas pequenas e médias, além de 48 outras onde há sedes de subseções da OAB já foram visitadas pela diretoria.