Advocacia iniciante fala sobre suas expectativas quanto ao primeiro voto nas eleições da OAB

No Paraná, 22.785 advogados têm menos de cinco anos de inscrição na OAB. Boa parte desses profissionais, que ingressou na Ordem a partir de dezembro de 2018, está votando nas eleições da OAB pela primeira vez. “Considero muito importante podermos votar em nossos representantes na Ordem e espero que o sistema on-line funcione bem. É uma pena que não haja eleição direta para o Conselho Federal”, comenta Marcelo Lozovey, de Curitiba, inscrito no quadros da OAB Paraná sob o número 103.633 desde março de 2020.

Ao comentar sobre suas expectativas em relação ao primeiro voto, a advogada Larissa Salvi João Coelho, OAB-PR 102.625, de Cianorte, diz que tomar parte das eleições é uma forma de se aproximar da Ordem. “Participar diretamente das eleições, principalmente para nós, advogados iniciantes, permite uma maior aproximação do papel fundamental exercido pela Ordem dos Advogados. Acompanhando as ideias defendidas pelos nobres colegas de profissão que concorrem nas eleições, é possível conhecer melhor os desafios enfrentados pela advocacia. Assim, participar da votação permite que façamos parte também deste grande objetivo em comum, que é a busca por uma advocacia cada dia melhor”, destaca ela.

Advogada há apenas 40 dias, Amanda Koptski Schut, de São José dos Pinhais, inscrita na OAB sob o número 108.506, considera um privilégio ingressar na Ordem num período tão importante, como a eleição e o controle maior sobre a pandemia. “Isso nos permite entender melhor os movimentos, continuar o que está dando certo e mudar o que é preciso. “É o momento de estabelecer metas e cumpri-las para que se tenha uma advocacia cada vez melhor. Por outro lado, a advocacia precisa de um país melhor. Estou muito feliz por poder fazer parte de tudo isso pela primeira vez”, ressalta a jovem advogada.

Gustavo Brolini, OAB-PR 105.994, conta ter alimentado grande expectativa para sua primeira eleição na OAB. “Desde os bancos acadêmicos, somos chamados a refletir sobre a importância de um pleito, ume vez que ele influencia diretamente o curso da história. “Entendo ser de suma importância a escolha de bons representantes, capacitado e com verdadeira vontade de trabalhar em prol da advocacia paranaense”, opina.