Advocacia Iniciante recebe apoio e respaldo da OAB Paraná em diversas frentes

A advocacia iniciante representa relevante parcela dos que atuam na profissão no Paraná. Essa fase da carreira é marcada por diversos desafios: adquirir experiência profissional, compreender trâmites da rotina, como processo eletrônico, normas procedimentais da Ordem e do Judiciário, fazer rede de contatos, conquistar clientes sem desrespeitar as normas éticas da profissão, entre muitos outros. Ciente do quanto essa fase necessita de apoio, a OAB Paraná tem desenvolvido diversas iniciativas para incentivar os advogados que estão começando sua jornada. Confira a seguir alguns destaques:

Interiorização

A Comissão da Advocacia Iniciante foi instalada em todas as Subseções do Estado pela primeira vez, o que tornou a interiorização um marco dessa gestão da CAI. Foram realizados dois Encontros Regionais da Advocacia Iniciante presenciais em 2019; três Colégios de Presidentes de CAI durante a gestão e cinco Jornadas da Advocacia Iniciante de modo virtual.

Atuação Institucional

– A partir de requerimento da CAI, a Comissão foi elevada a condição de permanente no Regimento da OAB Paraná. Leia mais.

– Em 2020 a CAI formulou requerimento à Diretoria da OAB, que aumentou o percentual de desconto para a advocacia iniciante na anuidade da seccional.

– A advocacia iniciante esteve próxima das discussões acerca do novo provimento de publicidade da advocacia, participando de audiências públicas, discutindo a pauta no Colégio Nacional de Presidentes de Comissões da Jovem Advocacia e com o grupo de trabalho da temática no Conselho Pleno da Seccional.

– A CAI realizou o III Diagnóstico da Advocacia Iniciante para verificar as condições, dificuldades e nortear a atuação da Comissão em prol da jovem advocacia.

– Participou da fiscalização do Exame de Ordem e designou membros para acompanhar o sorteio de jurados do Tribunal do Júri.

– Apresentou parecer para a Diretoria da Seccional defendendo a criação de piso legal da advocacia paranaense.

– Participou e levou pautas para os Colégios Nacionais de Presidentes das Comissões da Jovem Advocacia.

Publicações

– Atualização do Manual da Advocacia Iniciante, que é dirigido aos profissionais que estão começando na profissão. A publicação traz informações que são fundamentais para o exercício da advocacia. Está disponível na Biblioteca Digital.

– E-book dos Grupos Permanentes de Discussão, com artigos de advogados que participaram dos grupos.

–  Cartilha de Prevenção ao Suicídio durante o Setembro Amarelo.

Créditos na ESA e na OABPrev ao registrar sua primeira sociedade

O advogado iniciante que registrar sociedade na OAB Paraná passou a receber 50% do preço pago pelo serviço em crédito a ser utilizado para inscrição em cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA), à sua escolha, observada a disponibilidade de vaga, ou para investimento em plano de previdência da OABPrev Paraná. A medida foi implantada pela Resolução de Diretoria nº 05/2019, em vigor.

Novos projetos

No projeto “A jovem advocacia fala sobre”, que tem como objetivo de oportunizar que a advocacia iniciante palestre sobre temas diversos;

O “Podcast Questão de Ordem” trata de assuntos relevantes para a jovem advocacia por meio desse tipo de mídia que está ascensão e atrai cada vez mais ouvintes;

O “Solidariedade Digital” surgiu nessa gestão e é uma iniciativa pioneira no sistema OAB que visa oferecer auxílio aos advogados que tenham dificuldades com os sistemas de processos eletrônicos;

A iniciativa “Nova onda da advocacia” buscou abordar nichos de atuação pouco explorados pela advocacia e que são uma ótima oportunidade de trabalho.

Continuidade de projetos

A CAI ampliou e manteve projetos que já eram aplicados nas gestões anteriores como o De Frente com a CAI, Já passei por isso, Do outro lado do balcão, Semana da Advocacia Iniciante, Curso de capacitação da advocacia iniciante, Grupos Permanentes de Discussão, CAI nas Universidades, entre outros.

Capacitação

A Comissão realizou diversos cursos com a ESA e eventos voltados à prática profissional em parceria as Comissões temáticas.

Solidariedade

– Durante a pandemia, voluntários da CAI participaram mensalmente de ação de preparo e distribuição de refeições à população em situação de rua com a ONG Mãos Invisíveis;

-Durante a gestão participou de campanhas do agasalho com a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná;

– Em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná, a CAI arrecadou 7 toneladas de alimentos e mais 2 caminhões-baú com roupas, produtos de higiene, fraldas descartáveis, colchões, cobertores e eletrodomésticos usados e destinaram à população desalojada por uma reintegração de posse em dezembro de 2020.

–  Visitas a lares de idosos e de crianças e arrecadou materiais necessários para cada local.

Selo da Advocacia Iniciante

Foi aprovado o projeto de lei que institui, no município de Curitiba, o selo “Incentivador da Advocacia Iniciante” aos escritórios e empresas que contratarem advogados em início de carreira.

Integração e Comunicação

A advocacia iniciante tem uma verdadeira rede de apoio. Grupos de WhatsApp e do Facebook oportunizam que dúvidas práticas sejam sanadas entre os colegas. Além disso, a CAI realiza periodicamente encontros informais para integrar a jovem advocacia.