Advogada de compliance da sede do Grupo Volvo participa de reunião aberta na OAB Paraná

A advogada Ivy Barbosa esteve nesta semana na OAB Paraná para participar da reunião aberta do Grupo Permanente de Discussão sobre Direito Comercial e Análise Econômica do Direito. Ivy Barbosa foi convidada para falar sobre experiências internacionais em implantação de políticas de compliance.

A advogada paranaense foi uma das responsáveis pela implementação do programa global de compliance do Grupo no sede da empresa no Brasil – uma iniciativa da empresa implementada em 2012, antes mesmo da existência da Lei Anticorrupção. Os bons resultados do modelo aplicado no Brasil, baseado no tripé prevenção, detecção e reação com foco no treinamento de empregados, fez com que Ivy fosse chamada a treinar empregados com base no mesmo programa em outros países.

“A política é a mesma, mas é preciso se adaptar e entender as peculiaridades de cada lugar”,  disse a advogada. “Deve-se levar em consideração que existem questões culturais. Por exemplo, em relação a entrega e o recebimento de brindes entre empresa e clientes – o que é proibido e o que é aceitável, quais são os limites, aqui e em outros países”.

Para Ivy, a advocacia desempenha um papel preponderante nos programas de compliance. “Embora sejam necessárias outras expertises, é através do advogado que tudo começa, afinal estamos falando de políticas, de regras, de aderência à lei”, afirmou.