Advogada Leocimary Staut assumirá presidência da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica

A advogada paranaense Leocimary Toledo Staut assume na próxima segunda-feira (4) a presidência da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ). A cerimônia de posse começará às 19 horas, na sala do Conselho Pleno da OAB Paraná. A nova diretoria será composta ainda por Cleis Maria Heim Weber (vice-presidente), Mariana Lopes da Silva Bonfim (diretora-secretária), Anelize Klotz Fayad (secretária- adjunta), Vera Lucia Podgurski (diretora-tesoureira) e Charis Negrão Tonhozi (tesoureira-adjunta).

Leocimary explica que entre os objetivos da ABMCJ está a promoção da luta pela igualdade de gênero e o avanço da mulher no mercado de trabalho. “A associação atua de forma comprometida e alinhada com a necessidade de rompimento de barreiras, almejando ser reconhecida como referência na construção de uma sociedade isenta de discriminações, violência, autoritarismo e arbítrio, liderando um tempo de progresso, união e paz fundados no direito e no ideal de justiça”, pontua.

“As propostas para a nova gestão estarão baseadas no apoderamento das mulheres em busca de uma sociedade mais justa e equalitária, conscientizando-as principalmente quanto aos seus direitos em todas as áreas que se fizerem necessárias, bem como buscar parcerias com o objetivo de atuação de profissionais que possam auxiliar a desafogar o judiciário, entre outras.

A ABMCJ é filiada e integrante da Fédération International e des Femmes des Carrières Juridiques – FIFCJ, sediada em Paris/França, com personalidade jurídica de organização internacional não governamental, inspirada nos princípios inscritos na carta das Nações Unidas.

A associação possui estatuto consultivo junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, UNESCO/UNICEF e inscrição no Registro Especial da OIT, tendo sido eleita, no ano de 2016, pelo Conselho Especial da ONU, como a maior ONG feminina do planeta, entre outros motivos, por filiar associações nacionais como a ABMCJ e internacionais, presentes em 84 (oitenta e quatro) países na Europa, América, Ásia e África.

No Brasil, explica Leocimary, a ABCMJ foi fundada na capital mineira em l985 e atualmente mantém sede em Goiânia/Goiás, onde é exercida a presidência nacional. “A associação atua através de comissões em 24 estados da federação, agregando cerca de oito mil associadas, provindas de cargos e ocupações de natureza jurídica – advogadas, ministras, magistradas, promotoras de justiça, procuradoras, defensoras públicas, professoras, universitárias, delegadas, entre outras”, esclarece.