Advogadas do sistema OAB Paraná se reúnem para planejar ações de apoio à Conferência Nacional da Mulher Advogada

Representantes da advocacia feminina no âmbito da seccional paranaense da OAB estiveram reunidas na última semana, em um evento híbrido, para debater sobre a participação e o apoio à 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada, que será realizada em Curitiba, nos dias 14 e 15 de março.

A reunião, convocada pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, contou com a presença de diretoras, conselheiras federais e estaduais, mulheres presidentes de comissões e de subseções. “Nesses dias Curitiba vai ser a casa da advogada brasileira”, anunciou Marilena Winter, ao mesmo tempo em que solicitou a colaboração de todas na recepção às conferencistas de todo o Brasil.

A presidente da seccional explicou que o objetivo do encontro foi o promover o engajamento das representantes da OAB e o incentivo à participação das advogadas. “Somos anfitriãs da Conferência Nacional da Mulher Advogada, que é o segundo maior evento do Conselho Federal, regimentalmente de competência da Comissão Nacional da Mulher Advogada”, reforçou.

Marilena Winter enfatizou que esta conferência é histórica, pois é a primeira desde que a Ordem instituiu em 2020 a paridade de gênero. “Para nós é uma honra sediar esse evento, pelo histórico da luta pela paridade, pelo fato de a OAB Paraná ter a primeira vez uma mulher na presidência, ter pela primeira vez uma diretoria com maioria de mulheres, e por tantas outras questões importantes que estamos vivenciando”, declarou Marilena.

A presidente da seccional explicou sobre a estrutura da Conferência Nacional, que terá como sede o espaço Viasoft Experience, na Universidade Positivo. Expôs também os temas dos 26 painéis programados para os dois dias de palestras e debates, tendo como tema central Evolução e Protagonismo. Os painéis, com a participação também de palestrantes paranaenses, englobam questões práticas e as principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da advocacia contemporânea.

As participantes da reunião tiveram oportunidade de interagir, levantar dúvidas e apresentar sugestões. Compuseram a mesa, ao lado da presidente, a secretária-geral adjunta, Roberta Santiago, a diretora de Prerrogativas, Marion Bach, a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valerio, as conselheiras federais Silvana Niemczewski e Graciela Marins, a advogada Lúcia Beloni (Medalha Vieira Netto), a presidente da subseção da Lapa, Mariana Weinhardt, a coordenadora das Comissões da OAB Paraná, Rafaela Küster, e a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas, Emma Palu Bueno.

Os gestores Danielli Satake, do Setor de Eventos, e Thiago Henk, do Setor de Comunicação, também acompanharam a reunião para dar detalhes da estrutura, logística e materiais que serão produzidos para auxiliar na recepção das conferencistas de outras cidades paranaenses e de outros estados.