Advogado deve ter postura mais firme em relação aos honorários, defende OAB

O presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, se reuniu na noite de terça-feira (25) com advogados de Londrina e região para um debate sobre a campanha “Honorários dignos, uma questão de Justiça”.  O encontro foi dedicado à discussão de ações estratégicas visando a valorização dos honorários advocatícios e a defesa das prerrogativas.  Breda apresentou as propostas que  a diretoria está encaminhando nessas áreas, e pediu aos advogados da região que também apresentassem suas sugestões.

“Os honorários, principalmente os de sucumbência, são aviltantes. A Ordem tem sido procurada nos casos de fixação de honorários desproporcionais e tem agido”, destacou Breda. Segundo o presidente da Seccional, as várias reuniões que estão sendo realizadas esta semana no interior do Estado têm o objetivo de demonstrar o inconformismo veemente da classe contra o aviltamento dos honorários.

Breda destacou que cabe também ao advogado ter uma postura firme contra os honorários incompatíveis com as causas em que atuam. “Se o próprio advogado não valorizar o seu trabalho, não serão os juízes que o farão, fixando valores compatíveis com as causas”, comentou. Ele lembrou ainda que a OAB Paraná presta assistência para intervir em processos em favor de advogados em casos de fixação de honorários considerados aviltantes.

O presidente da Subseção da OAB em Londrina, Artur Piancastelli, lembrou que muitos advogados questionam se adianta recorrer. “Eu digo a todos que sim. Temos obrigação de recorrer até que isso se torne uma grande pressão e a gente acabe mudando essa situação”, disse Piancastelli.

A OAB Paraná criou um espaço no site da Seccional para divulgação de ações concretas da Ordem em defesa dos honorários, de artigos jurídicos, fundamentações e decisões judiciais favoráveis, que possam auxiliar os advogados a agir contra o aviltamento dos valores. A campanha também inclui a distribuição de banners na Seccional, nas subseções e demais espaços da OAB. Além disso, a diretoria incentivará as subseções a realizarem debates sobre o assunto.

Antes da reunião, Breda e o vice-presidente da Seccional, Cássio Telles, participaram da solenidade de compromisso coletivo de 53 novos advogados na OAB Londrina. A subseção de Londrina homenageou ainda os advogados Wilson Sokolowski e Neiva Santiago, que completaram o exercício ininterrupto de 50 anos de advocacia em 2013. Leia mais.

Campanha – Até o dia 27 de junho o presidente da OAB Paraná vai se reunir com advogados em diferentes cidades. Nesta quarta-feira (26) Breda lança a campanha na OAB Cianorte, às 11h, na OAB Loanda, às 16h, e na OAB Paranavaí, às 18h30. Na quinta-feira (27) o presidente da Seccional participa do lançamento Campanha de Valorização dos Honorários em Nova Esperança, às 9h30, no Fórum da Comarca.

Na região Oeste do Paraná, o lançamento da campanha será em Cascavel, nesta quarta-feira (26), às 18h30. O vice-presidente da Seccional, Cássio Telles, e o secretário-geral, Eroulths Cortiano Junior, participam do evento, que segue até a quinta-feira (27). O encontro, coordenado pelo conselheiro estadual Nilberto Vanzo, terá início com a realização de um amplo debate com a advocacia.

Na quinta-feira (27), estão previstas as palestras “Honorários advocatícios: Proteção e riscos diante do cliente, do Judiciário e da OAB. Expectativas com relação ao novo CPC”, com o advogado Paulo Afonso da Motta Ribeiro e “Honorários de Advogado e o Crime de Lavagem de Dinheiro”, com o advogado e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB Paraná, José Carlos Cal Garcia Filho. Os interessados em participar do evento em Cascavel devem se inscrever com antecedência pelo site da ESA. Clique aqui

Com informações da OAB Londrina

Campanha de Valorização dos Honorários

- Quarta-feira (26) na OAB Cianorte às 11 horas; OAB Loanda às 16 horas, OAB Paranavaí às 18h30 e OAB Cascavel, às 18h30

- Quinta-feira (27) no Fórum de Nova Esperança às 9h30.