Advogados de Rolândia apontam dificuldades enfrentadas na comarca

Rolândia foi a comarca visitada pela caravana OAB Paraná total na tarde de sexta-feira (25/1).  A advocacia local reuniu-se no fórum com o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles; a secretária-geral adjunta Christhyanne Regina Bortolotto, o diretor-tesoureiro Henrique Gaede, o diretor de prerrogativas Alexandre Salomão e a presidente da OAB Londrina, Vânia Regina Silveira Queiroz.

Os advogados e advogadas de Rolândia apontaram uma série de dificuldades, como o atraso demasiado das audiências nas unidades judiciárias, a dificuldade em falar pessoalmente com uma das juízas, a recorrência de decisões com pouca ou nenhuma fundamentação, o grande volume de embargos declaratórios para corrigir equívocos, a ausência do juiz em audiências conciliatórias e o excesso de exigências para comprovar a necessidade de assistência judiciária. Os profissionais também apontaram a necessidade de que seja preenchida a vaga de psicólogo na Vara de Família e solicitaram a ampliação dos cursos online da Escola Superior da Advocacia (ESA).

Diagnóstico

Rolândia foi a quarta cidade no roteiro da OAB Paraná Total. A caravana que contemplará as 48 subseções da OAB Paraná, ouvindo as demandas dos advogados e advogadas nas 161 comarcas do estado já passou por Sarandi, Mandaguari e Cambé. O objetivo é dar voz aos profissionais paranaenses e traçar um diagnóstico das dificuldades enfrentadas pela classe para consolidar as reivindicações de melhorias junto aos tribunais, ao Ministério Público, à Secretaria de Segurança Pública e à Polícia Civil.