Às vésperas do Natal, advocacia dá mostras do seu compromisso com a sociedade

Os produtos arrecadados pela campanha da OAB Paraná em prol das famílias desalojadas por uma medida de reintegração de posse em Araucária, na semana passada, foram entregues na tarde desta quarta-feira (23/12). Seis caminhões contendo cerca de 25 toneladas em alimentos, roupas, produtos de higiene e limpeza, fraldas descartáveis, colchões, cobertores, brinquedos, material escolar, móveis e eletrodomésticos  saíram da sede da OAB, no bairro Ahú, em direção à Ocupação Nova Guaporé, no bairro Campo Comprido, local onde foram abrigadas as mais de mil pessoas afetadas pela medida.

O volume de doações superou as expectativas e com isso foi possível distribuir os produtos também para outras famílias carentes na região da Cidade Industrial.  “Agradecemos imensamente a advocacia e a população por essa contribuição significativa às pessoas que vivenciaram uma situação trágica às vésperas do Natal.  Esse auxílio aos irmãos mais carentes é algo que engrandece o espírito natalino e nossa condição de pessoas compromissadas com a sociedade”, disse o diretor de Prerrogativas da OAB Paraná, Alexandre Salomão.

Organização

A campanha foi organizada pelas Comissões de Defesa dos Direitos Humanos e da Advocacia Iniciante da OAB Paraná. Membros da CDDH acompanharam a desocupação na última quinta-feira para garantir que ação fosse realizada sem violência. A comissão constatou as dificuldades enfrentadas pelos desabrigados e decidiu lançar a campanha.

“Nossa atitude não poderia ser outra senão promover essa campanha. Foi um sucesso.  Muito obrigado a todos os que contribuíram para essa arrecadação mágica de ajuda aos que realmente precisam.  A OAB está fazendo o seu papel, promovendo a solidariedade e a fraternidade”, declarou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Nilton Ribeiro, que foi pessoalmente fazer a entrega, caracterizado de papai noel. Sua chegada ao local foi uma festa para as crianças que esperavam ansiosas pelos brinquedos.

Corrente do bem

“A OAB Paraná tem muito a agradecer à sociedade curitibana e paranaense, em especial à advocacia. É muito bom trazer um pouco de alegria para essas comunidades”, destacou a vice-presidente da seccional, Marilena Winter, que também acompanhou a distribuição dos donativos. “Foi um grande movimento e o resultado é que essas pessoas terão um Natal um pouco melhor”, acrescentou Wagner Maurício de Souza Pereira, presidente da Comissão da Advocacia Iniciante.

Representantes da comunidade receberam as doações e também reconheceram a iniciativa. “Agradecemos a todos os que se uniram nessa corrente do bem”, ressaltou Jeremias de Oliveira Custódio, um dos coordenadores das ocupações Guaporé I e II.