Caminhada pela paz promovida pela OAB Paraná reúne centenas de pessoas

Centenas de pessoas tomaram parte da caminhada promovida pela OAB Paraná, por meio de sua Comissão de Estudos de Violência de Gênero (Cevige). Na manhã ensolarada de sábado (11/8), a caminhada marcou a celebração pelo dia do advogado e da advogada. Os participantes também prestaram homenagem à memória da advogada Tatiane Spitzner, morta em Guarapuava no fim do mês passado, e protestaram contra todas as formas de violência.

A manifestação foi apoiada por diversas entidades em defesa das mulheres. Entre elas o Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR), a Mex Brasil, o Mulheres do Brasil, a União Brasileira de Mulheres (UBM) e o Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem).

Aos profissionais da advocacia e suas famílias, juntaram-se moradores do Ahú na caminhada que partiu da sede da OAB Paraná. Vestidos com camisetas pedindo o fim da violência, os manifestantes seguiram pelas quatro quadras da Rua Francisco Scremin. Ao fim dela, caminharam por mais uma quadra pela Rua Manoel Eufrásio, até chegar ao Museu Oscar Niemeyer (MON). Ao longo do trajeto de 1 quilômetro, portaram faixas e balões brancos enquanto acompanhavam o carro de som que conduziu o grupo.

Sem silêncio

A família de Tatiane, vítima de violência doméstica, veio de Guarapuava especialmente para tomar parte do ato público. “Não tenho palavras para agradecer o que a OAB Paraná está fazendo pela minha família e por outras mulheres. Temos de salvar outras mulheres. Que as pessoas não se omitam quando presenciarem esse tipo de violência. Que as mulheres que sofrem essa violência denunciem. Vocês têm o respaldo dos operadores do direito e da sociedade”, disse Jorge Spitzner, ao dirigir-se aos manifestantes.

“Não sei mensurar a dor do Jorge. Mas hoje, neste dia do advogado e da advogada, nos reunimos para exigir respeito e para fazer um apelo contra a violência. Nossa colega Tatiane Spitzner foi vítima da violência que, infelizmente, atinge muitas mulheres todos os dia. E sabemos que a violência vitima também muitos outros grupos. Por isso, estamos aqui para nos manifestar contra qualquer tipo de violência”, afirmou o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha.

A advogada Sandra Lia Bazzo Barwinski, presidente da Cevige, também falou aos participantes. Ela citou dados e situações com as quais lida quotidianamente em sua comissão, no combate à violência de gênero.

Ao chegar no MON, balões brancos carregados pelos manifestantes foram soltos, simbolizando o apelo contra a violência e pela paz.