Campanha Outubro Rosa movimenta subseções da OAB em todo Paraná

A adesão das subseções à iniciativa da Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná em prol da campanha Outubro Rosa aumenta a cada dia. Nesta sexta-feira (22), a subseção da OAB em Arapongas iniciou sua mobilização em torno da campanha Outubro Rosa, na sala dos advogados do Fórum na cidade com participação do Rotary Beija-Flor, que mantém um banco de leite que auxilia mães que tiveram câncer de mama. Na semana de 25 a 29 de outubro, serão realizadas palestras em Sabaudia, cidade que pertence a subseção de Arapongas e na subseção, em parceria com as respectivas prefeituras.

Várias subseções programaram ações que serão realizadas na próxima semana, entre os dias 25 e 29 de outubro. A campanha mundial conhecida como Outubro Rosa, tem como objetivo alertar a sociedade sobre a realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce para o combate à doença. “Mamografia: agora é lei!” foi o tema escolhido para 2010, visando a implementação da Lei 11.664, de 29/04/2009, que garante o acesso à mamografia por mulheres acima de 40 anos. Estão programadas ações na Seccional em Curitiba, e nas subseções de Arapongas, Assis Chateaubriand,  Londrina, Maringá, Medianeira, Pato Branco, Marechal Cândido Rondon e Jacarezinho. Em Curitiba, a adesão à campanha pode ser vista na  iluminação da sede da Seccional, em tom cor-de-rosa, e estão previstas ações de mobliziação no dia 26, nos Fóruns da capital e palestras na sede da OAB Paraná no dia 27. As ações foram organizadas pela Comissão da Seccional em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR).

Em Marechal Cândido Rondon, a atividades referente ao Outubro Rosa aconteceu na noite de quarta-feira (20), quando a ginecologista Malka Gonçalez Sokol fez uma palestra na sede da subseção sobre o câncer de mama, seguida de confraternização entre as presentes. Em Londrina as atividades tiveram início no último sábado (16), com palestras, e neste sábado (23) está prevista uma Caminhada Rosa, com saída da Concha Acústica, e participação da Comissão da Mulher Advogada da subseção.

Em Medianeira, durante a semana de 25 a 29 de outubro, funcionárias da subseção, diretoria e membros da Comissão da Mulher Advogada vão usar camiseta cor-de-rosa com logotipo da campanha e vão distribuir as fitinhas em alerta ao câncer de mama. No dia 27 de outubro foi programada uma palestra sobre o câncer de mama na sede da subseção.

A subseção de Maringá programou uma ação para o próximo dia 26, quando advogados vestidos com camisetas da campanha estarão nos fóruns e varas da cidade, distribuindo material informativo. Em Maringá, as atividades do Outubro Rosa são uma realização das Comissões da Mulher Advogada, do Voluntariado, da diretoria e Conselho da subseção.

A subseção de Pato Branco realizará uma blitz no dia 28, no Fórum Estadual, Justiça do Trabalho e Justiça Federal em parceria com a Faculdade de Pato Branco (FADEP), que vai disponibilizar estagiários de enfermagem para ajudar na conscientização. No período da noite, será realizada uma palestra com depoimentos de mulheres que superaram o câncer de mama.

Na subseção de Assis Chateaubriand, serão desenvolvidas atividades no dia 19 de novembro, em parceria com o Conselho da Mulher Empresária. A subseção támbém está empenhada na divulgação da possibilidade de mulheres com mais de 40 anos fazerem o exame de mamografia gratuitamente no OPECCAN – Hospital de Câncer de Cascavel, que tem parceria com a secretaria municipal de Saúde de Asssis Chateaubriand.