Campanha Quero Diretas na OAB reúne 9.500 assinaturas em uma semana

A campanha Quero Diretas na OAB, reuniu 9.500 assinaturas desde seu lançamento, na segunda-feira (5/10), pela seccional do Paraná. Até agora, a maior parte das adesões é de advogados paranaenses, que há quase um década defendem que a escolha da diretoria do Conselho Federal seja feita diretamente pelos profissionais da classe em todo o Brasil e que cada um possa votar nos candidatos que considerar mais preparados para dirigir a entidade nacional. No dia 21 de outubro, a campanha será lançada pela OAB Bahia.

O manifesto pelas diretas que lembra, “nas veias dos que escolhem essa profissão, corre o sangue democrático”. No lançamento paranaense foram apresentados depoimentos com o apoio de juristas de renome, como René Ariel Dotti, Eunice Martins e Scheer, Romeu Bacellar, José Miguel Garcia Medina e Clèmerson Merlin Clève.

Expressão democrática

O documentou lembra que a advocacia brasileira contribuiu com a elaboração de textos constitucionais no decorrer da história do Brasil e teve papel fundamental no processo de redemocratização. Na Constituição Cidadã, a atuação da classe garantiu cláusulas pétreas como liberdade e igualdade. “É chegada a hora de dar concretude ao discurso do voto direto como expressão legítima da democracia, também no Conselho Federal da OAB”, diz o texto.

“É essa mensagem que doravante todos nós professaremos de forma pública, enfática e intransigente. É isso o que queremos na OAB: democracia e eleição direta para o presidente da nossa instituição. Está lançado o nosso movimento”, afirmou o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles que presidiu o evento de lançamento da campanha juntamente com o presidente da OAB Mato Grosso do Sul, Mansour Elias Karmouche.

Assine a lista

Confira quem já assinou