Caravana das Prerrogativas que teve início no PR chega a SP cobrando dignidade no acesso aos fóruns

A revista discriminatória de advogados nos fóruns foi um dos temas tratados com a presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, durante a passagem da Caravana Nacional de Prerrogativas pelo estado, na última segunda-feira (30). O assunto foi levado pelo presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas, o conselheiro federal paranaense Cássio Telles, que defendeu uma forma digna de identificação dos advogados, sem submetê-los a revistas e detectores de metais, que geram constrangimentos recorrentes em fóruns de todo o país.

“A indispensabilidade dos advogados na administração da justiça deve ser observada desde a entrada nos fóruns. Comparecemos às unidades judiciárias com a mesma fidelidade à Justiça que têm os juízes. Por isso, revistar advogados, enquanto outros frequentadores dos fóruns acessam os prédios sem qualquer restrição, é uma inaceitável discriminação”, disse Cássio Telles.

Durante as conversas no tribunal paulista, surgiu a ideia de acesso dos advogados através de impressão digital, sem necessidade de passar pelos detectores. “As tratativas devem avançar no diálogo franco entre a OAB e o TJ para resolver o impasse”, propôs o presidente da Comissão Nacional, lembrando que a sugestão poderá ser aplicada em outros tribunais.

A 21ª Caravana Nacional das Prerrogativas também passou pela subseção da OAB de Santos, no litoral paulista, onde foi cumprido desagravo público em favor de dois advogados que foram ofendidos por um promotor público no exercício de suas funções e tiveram o sigilo de suas comunicações violado.

A iniciativa – A Caravana das Prerrogativas é uma iniciativa do Conselho Federal da OAB que começou pelo Paraná. Em parceria com as seccionais, ela percorre o país realizando reuniões, audiências, visitas, inspeções e palestras, com o intuito de preservar a dignidade profissional das advogadas e dos advogados, garantindo a inviolabilidade dos escritórios, o sigilo das comunicações, a valorização da advocacia e a garantia de honorários justos.

São Paulo foi a 21ª Seccional visitada. Assim, já são centenas de profissionais ouvidos e milhares de advogadas e advogados cada vez mais próximos da OAB. A Caravana Nacional das Prerrogativas percorrerá as 27 Seccionais da Ordem até o fim de 2018. Acre, Roraima, Sergipe, Minas Gerais, Pernambuco e Pará serão os próximos estados.