Cartilha da Comissão da Advocacia Corporativa propõe boas práticas de inclusão e diversidade para o mercado jurídico

A Comissão da Advocacia Corporativa da OAB Paraná está lançando a cartilha “Boas Práticas de Inclusão e Diversidade no Mercado Jurídico”, uma das etapas do “Projeto Chama”, que visa promover o debate e compartilhar práticas observadas e conhecidas no mercado corporativo, selecionando as que podem mais facilmente serem implementadas em escritórios e departamentos jurídicos.

O projeto foi criado por um grupo de trabalho composto por Claudia Trancozo, Alexandre Mariath, Caroline Farias Dos Santos, Bárbara Teruel, Romara Borges e Vanessa Piacentini, todos advogados corporativos que atuam nas principais empresas do Paraná. O grupo realizou uma pesquisa das boas práticas atualmente implementadas com sucesso nas empresas, debatendo previamente com outras comissões temáticas da OAB o que seria melhor aplicado no meio jurídico.

“Essa cartilha é inspirada nas principais práticas observadas no mercado corporativo e visa demonstrar para a advocacia em geral, tanto que atua em escritórios como em empresas, independentemente do porte ou segmento, que é totalmente possível implementar boas práticas de diversidade e inclusão, em todas as suas principais perspectivas. A ideia é desmistificar que é algo difícil ou oneroso, bem como mostrar que práticas muito simples podem representar um grande avanço quando se fala em diversidade e inclusão”, dizem os organizadores na apresentação da publicação.

De acordo com os organizadores, as empresas nacionais e multinacionais se preocupam com as pautas de diversidade e inclusão, sobretudo quando estão comprometidas com as práticas de ESG (Environmental, Social e Governance). Os departamentos jurídicos acabam participando desses debates, inclusive são protagonistas nos projetos e processos, o que faz com que os advogados corporativos adquiram conhecimento prático sobre essa temática.

A cartilha aborda práticas visando promover a inclusão em todas as suas perspectivas, de gênero, racial, de pessoas com deficiência, do profissional idoso, de orientações sexuais e identidade de gênero. Além da cartilha, o Projeto Chama envolve outras iniciativas, como debates, podcasts e eventos. Em agosto do ano passado, a comissão promoveu um debate sobre o tema.

ACESSE AQUI A CARTILHA “BOAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE NO MERCADO JURÍDICO”