Cássio Telles recebe dirigentes do Sindicato dos Advogados do Paraná

O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, recebeu nesta quarta-feira (8/5) o presidente do Sindicato dos Advogados do Paraná (SINAP), Vitor Hugo Paes Loureiro Filho, que veio em busca do apoio da Ordem a uma pauta de reivindicações. Acompanhado de membros de sua diretoria, Loureiro Filho manifestou a preocupação do sindicato sobre o crescente número de advogados empregados, sobre a falta de uma política de remuneração mínima, com piso salarial respeitado, e a crescente proletarização da advocacia.

De acordo com Cássio Telles, há uma convergência entre a OAB e o Sindicato no sentido de proteger advogados que exercem sua atividade de maneira subordinada, inclusive com base em direitos já previstos na CLT.  “Tanto a Ordem quanto o sindicato entendem salutar que haja uma conscientização e uma divulgação. A própria OAB pretende debater a criação, por lei, de um piso salarial da advocacia”, disse.

Cássio Telles lembrou que a profissão tem peculiaridades, não é uma atividade como outra qualquer. “Temos as figuras do advogado sócio, do advogado associado e do advogado empregado. Numa delas o advogado vai se enquadrar. Elas têm que ser protegidas de acordo com as suas peculiaridades”, explicou.