Cerimônia de compromisso coletivo em Curitiba recebe 71 novos advogados

O auditório da OAB Paraná esteve lotado nesta terça-feira (20/2) com a presença de familiares e amigos dos 71 novos advogados que prestaram juramento e ingressaram nos quadros da seccional. A cerimônia foi conduzida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, e contou com a presença, na mesa de trabalhos, da diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério, das conselheiras Rafaela Küster e Liliane Busato, e do advogado Paulo Salamuni, presidente da Associação dos Procuradores Municipais de Curitba.

Marilena Winter acolheu os novos advogados enfatizando que um dos principais objetivos da OAB Paraná neste triênio é a busca pela excelência da advocacia paranaense, o que passa por oferecer à jovem advocacia as condições para iniciar a sua carreira através do programa 6º Ano. Uma das ações nesse sentido, é a implantação do espaço OAB 360°, que já está em funcionamento em Maringá. O espaço é totalmente equipado para atender as novas formas de trabalho da advocacia.

Carreira

Com entusiasmo, Marilena Winter também falou sobre a profissão. “Vocês ingressam numa das mais belas carreiras, na medida em que representa a voz daqueles que muitas vezes não têm mais a quem recorrer. A beleza da nossa profissão está pautada na confiança que alguém deposita em nosso trabalho”, disse. A presidente também falou sobre a atuação da Ordem. “Lutaremos para que a profissão seja respeitada e para que as portas da justiça sejam abertas para aqueles que nos procuram”, declarou.

A saudação aos novos advogados foi feita pela conselheira Rafaela Küster, coordenadora geral das comissões da OAB Paraná. A advogada aconselhou posturas que os profissionais em início de carreira devem adotar para crescer na profissão: “estudar, desenvolver habilidades de comunicação, fazer o networking. São habilidades que não aprendemos nos bancos da faculdade”, lembrou. “A humildade faz parte do aprendizado e alimenta o sucesso”, destacou a conselheira.

Em nome dos compromissandos, a advogada Raphaela Zamuner Zappellini se dirigiu às colegas para enfatizar o papel das mulheres advogadas. “Somos agentes de mudanças, defensora de direitos”, frisou. O advogado Ricardo Luiz de Carvalho explicou o que o motivou a escolher a advocacia como profissão: “ a admiração pela defesa dos clientes, com combatividade, incisividade e independência”.