Coadem se reúne em Assunção para traçar rumos da advocacia no Mercosul

Presidido pelo conselheiro federal José Augusto Araújo de Noronha, o Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem) se reúne em assembleia geral hoje (25/4) e amanhã, em Assunção, no Paraguai.
O Coadem é formado pela Federação Argentina de Colégios de Advogados (FACA), pela Ordem de Advogados do Brasil (OAB), pelo Colégio de Advogados do Paraguai e pelo Colégio de Advogados do Uruguai. Um dos temas em pauta nessa assembleia serão os documentos emitidos pelo Instituto de Altos Estudos de Harmonização Legislativa Professor Dr. Oscar Paciello, um corpo de investigação sobre integração jurídica que integra a estrutura orgânica do Coadem criado para apoiar a construção de um Direito Comunitário do Mercosul.
Dentre outras questões, os integrantes do Conselho também vão deliberar sobre a possibilidade de ingresso do Coadem na Organização dos Estados Americanos (OEA) e sobre a criação de uma Escola Superior da Advocacia do Mercosul. “A discussão de temas comuns aos quatro países que formam o bloco é cada vez mais intensa e relevante. Trabalhamos para conceder à advocacia dos países que compõem o bloco um papel protagônico no processo de integração regional, com impacto direto sobre a economia e a sociedade”, destaca Noronha, que também é ouvidor-geral nacional da OAB.

A mesa acadêmica do Coadem será transmitida pelo Zoom e a instituição convida a advocacia brasileira a acompanhar os trabalhos, a partir das 14 horas.

Acesse aqui o link: https://us02web.zoom.us/j/81349409764?pwd=OTdjSlo4QjllaDlocExYR0tYQnZOUT09

ID da reunião: 813 4940 9764
Senha: 767974