Colégio de Presidentes pede mais rigor no Exame de Ordem

Exame de Ordem, fiscalização dos cursos jurídicos, proposta de alteração do sistema de indicação e escolha de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e moção de apoio para duplicação da PR-323 estiveram em pauta no primeiro painel do III Colégio de Presidentes de Subseções. Os debates foram conduzidos pelo vice-presidente da OAB Paraná, Airton Molina.

O presidente José Augusto Araújo de Noronha defendeu mais rigor no Exame de Ordem e expôs a situação que ele considera um “estelionato educacional”. Ficou aprovada na reunião uma moção de apoio à proposta de aumentar a nota de corte da 1ª fase (prova objetiva) de 5 para 6 e reduzir a aplicação do Exame para duas vezes ao ano (e não três, como é atualmente).

Ingressaram na atual gestão 6.500 advogados, apenas no Paraná. Noronha destacou que existem aproximadamente 1.300 faculdades de Direito no país e mais 180 pedidos de novos cursos para o Ministério de Educação (MEC).