Com episódio sobre Direito Previdenciário, OAB Paraná lança webserie da campanha #adv – o seu direito é a nossa luta

A OAB Paraná lançou nesta terça-feira (20/7) a campanha #adv – o seu direito é a nossa luta”, com a exibição do primeiro episódio da webserie que apresenta relatos verídicos sobre atuações de advogados e advogadas. O objetivo da campanha é mostrar o quanto as prerrogativas profissionais se traduzem na resolução de problemas práticos e na garantia de direitos a cidadãos com as mais diversas histórias e origens.

Ao trabalhar pela obtenção de um direito, o advogado tem a capacidade de transformar a vida de uma pessoa – essa é a tônica da campanha #adv, lançada pela OAB Paraná, contendo seis episódios que serão exibidos até o dia 29 de setembro pelas redes sociais da seccional. A webserie completa também estará disponível no site da campanha (adv.oabpr.org.br).

O primeiro episódio, sobre Direito Previdenciário, foi lançado com um live que reuniu o presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Leandro Pereira, a conselheira estadual Melissa Folmann e o advogado Leonardo Zicarelli. A abertura contou também com o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, e a vice-presidente, Marilena Winter. Na abertura, foram exibidos depoimentos dos advogados da área de Direito Previdenciário – Cleci Dartora, Alberto Patino Vargas, Sheyla Graças de Souza Borges de Liz e Fernanda Valério Garcia da Silva.

Histórias emblemáticas

“A campanha tem o objetivo de mostrar para a sociedade como é importante contar com a assessoria de um advogado e de uma advogada. Tem o viés de dialogar com a sociedade, mas nós também vamos nos reconhecer nas histórias emblemáticas que são contadas nesses vídeos”, disse o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.

A vice-presidente da seccional Marilena Winter observou que a campanha buscou uma forma inovadora de divulgar o trabalho da advocacia, acompanhando uma tendência pela narrativa visual. “O leigo não consegue aferir essa dimensão da advocacia, mas por outro lado também recebemos o retorno de clientes com muita gratidão”, ponderou.

Ao conduzir o debate, Leandro Pereira falou da sua satisfação de dar início à campanha de valorização da advocacia. “Queremos lembrar à população que contar com um bom advogado é a chave para alcançar direitos e ver a justiça realizada”, destacou.

Voz da população

Convidada para a live de abertura da campanha, Melissa Folmann explicou que o advogado é a voz da população dentro da estrutura do Poder Judiciário e dentro do Processo Administrativo Previdenciário. “É o advogado que defende os direitos, que concilia os conflitos e promove a evolução da sociedade no reconhecimento de novos direitos, principalmente na questão previdenciária”, disse.

No estúdio, ao lado de Leandro Pereira, Leonardo Zicarelli, lembrou que a valorização da advocacia passa por duas dimensões: a individual, que consiste em dar a cada um o que lhe é devido, e a coletiva, que se refere à missão de buscar a pacificação social.

Ao acessar o site da campanha, os profissionais da advocacia que desejarem também podem relatar vivências em que sua atuação fez diferença na vida de alguém. Os depoimentos passarão por uma curadoria e poderão ser publicados na plataforma.

Acesse aqui a live de lançamento da campanha